sábado, 31 de maio de 2008

MÃES DA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA SÃO HOMENAGEADAS

bre





















A professora Norma Holanda, nossa Coordenadora Pedagógica, afirmou não abrir mão de comemorarmos duas datas marcantes para as companheiras mulheres: o dia 08 de março e o dia das mães. Desse modo realizou um grande esforço junto ao colaboradores da nossa Escola para concretização desta meta. Temos muito a agradecer, pois recebemos o apoio dos Vereadores e Vereadoras de Iracema (José Ubajara, Evaristo Magalhães, Margarida Souza, Edna Queiroz e Zilton Pacheco), da 1ª Dama deste Município (Maria Itaécia Filgueira Meneses), dos comerciantes e amigos da Escola Figueiredo Correia, o que inclui professores, alunos, gestores e servidores e realizamos uma bela confraternização para estas que são as primeiras educadoras da nossa juventude. Acima, fotos que atestam nosso compromisso e dedicação com nossa comunidade escolar e nossa valorização da Família Figueiredo Correia.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

MELHOR REDAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ É DA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA


O Jovem Raul Holanda Oliveira Magalhães recebeu com alegria a notícia que seu trabalho literário (Os Homens podem ser Feministas?) foi escolhido como o melhor do Estado do Ceará na III Edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gêneros e recebeu, além de um lindo computador, um certificado que atesta essa grande conquista. A nossa comunidade sente-se honrada por ter em nossos quadros um jovem consciente da luta feminina pela igualdade de gêneros e vislumbra um futuro promissor para nosso discente que está agora na 2ª série do Ensino Médio. A Escola também receberá um computador e assinatura de revista que trata da luta da mulher. Os livros com as publicações dos trabalhos científicos e literários, inclusive a Redação Escolhida, já chegaram a Escola e o jovem fez questão de dedicar exemplares e enviá-los para professora Izolda Cela, nossa Secretária de Educação, e professora Elizabete Araújo, a Coordenadora da Crede que vem compreendendo e apoiando a luta desta comunidade Escolar.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA SEDIA O POLO: OFICINA DO LIVRO DIDÁTICO (PNLEM - 2009)



A Escola Figueiredo Correia foi escolhida pela 11ª Crede para ser polo da Oficina que capacitou os professores para Escolha Consciente dos Livros Didáticos - PNLEM -2009 (Professores dos município de Iracema, Ererê e Potiretama) e recebemos com todo o prazer os técnicos da 11ª Crede (Sandra, Mara e Eliana), bem como os professores e coordenadores pedagógicos (Sônia, Oneide e Cosme Roque) destes nossos municípios irmãos e esperamos que nossos educadores tenham obtido subsídios para fazerem boas escolhas literárias e que estas futuras escolhas possam contribuir para melhoria da aprendizagem de nossos discentes.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

ALUNOS NOTA 10 RECEBEM HOMENAGEM




A avaliação não deve ser usada para rotular, excluir e selecionar, mas sim para melhorarmos, para identificar os erros no processo e encaminharmos as melhores estratégias para superação dos obstáculos. Aqui na nossa Escola procuramos estar atentos a essa visão, mas é claro que as vezes nos pegamos vivenciando velhas práticas, por isso é sempre bom refletirmos constantemente sobre nossa postura. Também gostamos de reconhecer o mérito dos alunos que se esforçam mais para superarem suas dificuldades e que obtiveram notas máximas em mais de três disciplinas e agindo assim apostamos que nossos jovens tem objetivos, metas, visão de futuro e querem sim alguma coisa da Escola. Estes alunos acima são exemplos de compromisso com sua vida escolar e pensando neles é que criamos o painel de Alunos Destaques e premiamos sim aqueles que obtiveram as notas máximas em mais de três disciplinas no Ensino Fundamental e Médio. Todos os nossos alunos merecem nosso aplauso, mas principalmente Crislene Bezerra Lima, do Ensino Médio, que foi nota 10 em Inglês, História, Geografia, Física, Qumíca, Biologia, Matemática e Filosofia e Maryane Diógenes Oliveira, do Ensino Fundamental, que obtve a nota máxima em Português, Artes, Geografia, História, Religião e Matemática. Isso é mais uma estratégia para contagiarmos os nossos alunos e comprometê-los com a melhoria da aprendizagem. Ao final desse ano letivo teremos uma surpresa para os alunos destaques e alunos nota 10.

sábado, 24 de maio de 2008

ESCOLA QUE BUSCA CUMPRIR A LEI 10.639/03


A Escola Figueiredo Correia recebeu de braços abertos os estagiários do Curso de História da Universidade Regional Vale do Acaraú - UVA e estes nos ajudaram a trilhar o cumprimento da Lei 10.639/03 que propõe a reformulação curricular no sentido de ofertar obrigatoriamente o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas. A preocupação da nossa coordenadora pedagógica, professora Norma Holanda, que também já fez o curso Educação e Africanidades, é sem sombra de dúvidas não somente cumprir a lei, mas buscar a conscientização sobre a diversidade cultural e demonstrar para nossos educandos a importância da cultura afro-brasileira para compreensão das nossas raízes. Os alunos da UVA foram para as salas de aula do Ensino Médio debater a cultura afro-brasileira aqui na sede e no Distrito Serra dos Bastiões, esta última considerada por muitos como remanescentes de quilombos e puderam ensinar, aprender e se divertiram com certeza vivenciando toda a cultura desta localidade. Acima um pouco dos momentos de sala de aula e também de descontração junto a comunidade local.

terça-feira, 20 de maio de 2008

ESPORTE NA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA

Os finais de semana da Escola Figueiredo Correia têm sido diferentes com a presença do Projeto Esporte na Escola. A nossa quadra de esportes, Almeidão, está mais limpa, mas organizada e com menos depredação. O Governo Cid Gomes, através da Secretaria do Esporte, dá a devida atenção as crianças e jovens das comunidades carentes, proporcionando atividades desportivas e recreativas. Parabenizamos os jovens Samuel Nunes e Gilberlândio Martins pelo excelente trabalho desenvolvido.

domingo, 18 de maio de 2008

PROJETO HONESTIDADE UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIO



O Projeto está sendo desenvolvido com todo empenho pelo jovem Ricardo Cavalcante, coordenado pelo professor Guimarães. Aqui só uma pequena amostra de tudo o que vem sendo trabalhado: Periódico Passando a Limpo, concurso literário e pesquisas sobre a honestidade entre os jovens, sempre tendo como Mascote a vassoura, que simboliza nosso sonho de varrer para bem longe toda a desonestidade da política partidária, dos órgãos públicos e principalmente dentro de nós brasileiros.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

ESCOLA QUE INCENTIVA O DESPORTO




A Escola Figueiredo Correia tem a honra de afirmar que é a Escola que mais realiza interclasses de Futsal e que acredita e apoia seus atletas. Ao lado fotos do interclasse que comemorou os 22 anos de existência de nossa Escola. Parabenizamos os nossos alunos que foram selecionados para participarem da fase regional das Olímpiadas Escolares.


Parabéns:

FELIPE TAUANN ARAÚJO MENESES
Atletismo: 400m, Dardos e Revezamento
FÁBIO GULTIERE DE MOURA SALVIANO
Atletismo 110 com barreiras e Revezamento

ROGÉRIO FREITAS DA SILVA
Atletismo revezamento

MURILO MAIA DE LIMA MOTA
100m e Revezamento
JAIMACKSON PEREIRA SOUZA
800 m
Equipe de Futsal Masculino - Sub-17
Manoel Gomes da Silva
Wagner de Souza Silva
Francisco Mauri da Silva Santos
Felipe Moraes Bessa Maia
Leandro Trajano da Silva
Wanhington Paz da Silva
Antonio kelves Freire de Oliveira
Luís Lucas Oliveira dos Santos
Carlos César da Silva
Valdenir de Almeida Lira
José Rogério Alves Bezerra

Tênis de Mesa - Sub - 17 (Masculino)

RAUL HOLANDA OLIVEIRA MAGALHÃES
JAIMACKSON PEREIRA SOUZA

Tênis de Mesa - sub-14 (masculino)
Breno Magalhães e Meneses

PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR - ANO BASE 2007: PARTICIPAMOS, POIS TAMBÉM FAZEMOS PARTE


Dispomos nos instrumentais do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar - Ano Base 2007 , esse importante documento, um pouco da nossa História, descrevemos com fatos e fotos a nossa Comunidade, nossos projetos, nossas metas, conquistas, anseios e procuramos socializar com todo o país o que é a Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, que mesmo diante de toda sua simplicidade, dificuldades e limitações representou no ano de 2007 o Ceará na IV Sessão do Parlamento Jovem Brasileiro e representou todo o nordeste no Plenário do Câmara Mirim, quando uma de nossas alunas, de forma simples e despretensiosa elaborou um projeto de Lei que proibia o uso do pau-de-arara como transporte escolar. Projeto este que sensibilizou muitas cidadãos brasileiros espalhados por este imenso país. E assim consideramos os jovens Roverlânio, Isamar e Mytalle e principalmente a aluna Mallena Nogueira, símbolos de nossa luta e dedicação e a certeza de que com muito esforço é possível vencermos os obstáculos e chegarmos muito longe. Essa história e muito mais podemos visualizar nos instrumentais de Auto-avaliação devidamente preenchidos, divididos nos seguintes aspectos: Gestão de Resultados Educacionais, Gestão Participativa, Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas e Gestão de Serviços e Recursos. Leiam com atenção todos os aspectos e considerem a chance de sermos considerados como Referência Nacional em Gestão Escolar, pois já nos consideramos referência para esta comunidade escolar.

PROJETO ATITUDE E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL







O Projeto Atitude e Responsabilidade objetiva discutir com a sociedade a problemática do uso indiscriminado da Sacola Plástica, seus danos ao meio ambiente e a necessidade do retorno de um antigo hábito desta comunidade: o uso das sacolas retornáveis. O Projeto se caracteriza por uma compreensão da química que compõe a sacola plástica, dos danos físicos e químicos provocados no solo e águas subterrâneas e campanhas de conscientização junto aos alunos e comunidade iracemense mostrando a necessidade dos consumidores trabalharem na perspectivas de sacolas retornáveis ou mesmo biodegradáveis. Vamos ainda encaminhar nosso projeto, em forma de projeto de lei, para a V sessão do parlamento jovem brasileiro através de uma das participantes.
Este projeto privilegia uma atitude positiva, construtiva, criativa e crítica por parte do professor e do aluno e de toda a sociedade, além de contribuir para melhorar o envolvimento dos nossos jovens com os problemas sociais e também melhorar os índices indesejáveis de evasão, uma vez que dinamiza o processo ensino/aprendizagem, além de aproximar os conteúdos ministrados em sala de aula. Na nossa Sociedade temos comerciantes que já fazem sua parte, a exemplo do Miram do Mercadinho Fortaleza que luta pela redução do uso da sacola plástica pelos seus clientes. As alunas Jaqueline, Ana Glaice e Cristina assumem o projeto sob a coordenação da professora Vera Cristina

PROJETO CASTANHOLA UM FRUTO QUE NINGUÉM QUER; A RIQUEZA QUE POUCOS CONHECEM





O Projeto Castanhola o fruto que ninguém quer; riqueza que poucos sabem tenta extrair/produzir a a partir do fruto comum em muitos municípios brasileiros e que se constitui na principal árvore de nossa escola algo aproveitável seja do ponto de vista de comésticos, como também alimentos e também relacionada a homeopatia, cujos estudos demonstram que o óleo da amêndoa da castanhola pode curar algumas doenças de ordem circulatória a exemplo da hemorróida. Pouco se sabe a respeito desse fruto que existe em tanta abundância no meio ambiente, o que podemos ter certeza é que não se trata de algo venenoso já que muitas pessoas provaram e continuam a utilizá-lo como alimento, seja comendo a própria polpa ou mesmo no consumo da amêndoa. Creio que o que dificulta o acesso a esse fruto é a falta de informação científica e o preconceito gerado em torno de lendas que o colocam na posição de “fruto proibido”, venenoso, que pode causar algumas doenças, como manchas no pulmão. O Projeto se caracteriza por buscar informação mais precisas, promover a socialização junto a nossa comunidade e demais interessados, construir site ou blog que trate das formas de utilização da castanhola, principalmente como alimento.
O Projeto está sendo coordenado pela Professora Socorro Lopes e monitorada pelos alunos Aldeci Nogueira e Victor Brilhante Costa, além de outros colaboradores

terça-feira, 6 de maio de 2008

OFICINA DE PROJETO CIENTÍFICO







A Escola Figueiredo Correia realizou hoje (06/05/08) uma importante discussão sobre a construção de projetos científicos, com a participação dos professores do Ensino Fundamental e Médio de nossa Escola e também da Escola Senador Fernandes Távora, localizada no município de Ererê. A Técnica da NRDES, Sandra Maria Rodrigues, que é também nossa Superintendente, ministrou a oficina, além de mobilizar/sensibilizar os professores para participação na Feira de Ciências, Fase Escolar e Regional, e quem sabe ir além, com o desenvolvimento e aprovação na fase regional dos projetos de relevância social (seis ao todo). O momento contou com dinâmicas, trabalhos de grupos e discussões sobre problemáticas envolvendo a aprendizagem dos alunos. Tivemos ainda as presenças da Irene Dulcineias dos Reis, Esleyson Soares de lima e José Maurílio Soares Peixoto, todos no suporte técnico, tecnológico e de transporte da nossa Superintendente. Agradecemos o compromisso da 11ª Crede com a melhoria da qualidade do ensino prestado por nossa Instituição de Ensino, especialmente a nossa Superintendente.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

CALENDÁRIO LETIVO 2008


NOSSA ALUNA MALLENA NOGUEIRA PEDE EM BRASÍLIA O FIM DO PAU-DE-ARARA COMO TRANSPORTE ESCOLAR







Parte do discurso de Mallena no Plenário do Câmara Mirim em Brasília - DF:





"...Nosso projeto trata da condução de estudantes em transportes conhecidos como “paus-de-arara”. Quando a professora Norma Holanda me perguntou: Se você fosse uma deputada e tivesse a oportunidade de fazer uma lei que beneficiasse os estudantes que lei você faria? Pensei nas dificuldades que os alunos de baixa renda enfrentam para estudar e principalmente os colegas que moram na zona rural quando os obstáculos aumentam por diversos motivos e entre eles o tipo de transporte utilizado para chegarem até a escola. Assim surgiu esse projeto de lei que ganhou destaque na mídia. Esse fato chamou minha atenção porque eu lembrei da reclamação deles que no inverno chegam molhados na escola ou em casa depende do horário em que teve chuva as vezes também sujos de lama. Durante o verão as poeiras das estradas é mais forte pra quem anda em carro descoberto e chegam empoeirados com a farda marcada pelo pó nas grades desses carros. Alguns alunos colocam suas fardas em sacolas de plástico para vestirem na escola. Tem ainda aqueles que se machucam nas laterais desses carros, nas grades de madeira porque alguns desses carros transportam um número muito grande de alunos ficando muito cheio e quando dá aquele balanço na estrada eles se inclinam e as vezes se machucam..."

quinta-feira, 1 de maio de 2008

ÚNICA ESCOLA DE IRACEMA CONTEMPLADA COM O SELO ESCOLA SOLIDÁRIA 2007




a Escola Figueiredo Correia ficou por demais honrada por ter sido considerada pelo Instituto Faça Parte como uma Escola Solidária 2007. Nossa Escola é e está aberta a toda a comunidade e tem vários objetivos e um deles é lutar por uma cultura de paz em nossa Instituição e cidade, pois observamos alguns atos de violência desnecessários em Iracema.

AQUI TEMOS PDE-ESCOLA, GIDE E REGIMENTO ESCOLAR

A Escola Figueiredo Correia foi contemplada com o PDE-Escola Financiado e irá receber R$ 10.000,00 para investir em Formação Docente e na compra de Equipamentos para melhoria da Qualidade do Ensino;

Também Estamos terminando de construir coletivamente a Gestão Integrada da Escola - GIDE 2008 e...

Terminamos de Reformular/Validar o nosso Regimento Escolar, quando a comunidade foi convocada a dar seu parecer com relação a Promoção Parcial dos alunos.

ESCOLA QUE VEM TENTANDO CUMPRIR COM SUA FUNÇÃO SOCIAL








Esta é a Escola Figueiredo Correia, uma escola Jovem, pública, com poucos recursos para atender todas as expectativas dos que dela fazem parte, inclusive para atender ao anexo rural, processo de Ruralização do Ensino Médio. Apesar das dificuldades que não são poucas, vem superando gradativamente as discriminações, talvez por estar localizada fora do centro da cidade, quem sabe por atender a uma clientela carente do entorno da escola e das diversas localidades da zona rural, mas qual escola pública não atende clientela carente? No entanto não desisti do ideal de se afirmar enquanto Instituição de Ensino Médio e que luta pelo reconhecimento que aos poucos vem aparecendo por tudo àquilo que vem fazendo em prol da educação do povo de Iracema. Muito ainda podemos ser, fazer, conviver e muito podemos contribuir. Uma Escola com grandes perspectivas de crescimento, com uma enorme área não construída, suficiente para expandir suas instalações e potencial para atender a uma demanda cada dia maior. Certamente não somos referencia nacional em Gestão Escolar, e se assim nos considerássemos seria muita pretensão, mas temos procurado ser, pelo menos para as famílias que aqui matricularam seus filhos, para o povo simples e humilde desta comunidade escolar e, referencia em solidariedade, em afetividade, referencia na luta contra as injustiças, basicamente as sociais, e contra todo tipo de violência ou discriminação. Somos conscientes do nosso papel nesta comunidade bem como importante função social que esta escola vem desempenhando e certamente, esse é um dos motivos que nos dá forças, nos “alimenta”, nos mantém de pé, nos faz mais irmanados. Somos conscientes do que somos, até onde queremos chegar e quão é importante o nosso papel para esta sociedade e reconhecemos que é fundamental buscarmos cumprir com nossa função social.

A IDENTIDADE DA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA

MISSÃO:
Contribuir para Formação de alunos capazes de se adequarem as novas perspectivas profissionais e a nova ordem mundial, capazes ainda de darem continuidade aos estudos e de conviverem de modo solidário e harmônico com todos os segmentos da sociedade e a diversidade cultural.

VISÃO DE FUTURO:

Até o ano de 2010 a Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Joaquim de Figueiredo Correia será referência no atendimento aos alunos do Ensino Médio em todo o município de Iracema, fornecendo aos jovens a preparação para a vida e o mundo do trabalho.

VALORES:

Democracia – Atuação democrática de todos os segmentos que compõe nossa Escola;
Solidariedade – Valorização do ser humano, tendo em vista os interesses da comunidade escolar e também local;
Transparência – Orgulhamo-nos de Ter uma comunicação aberta e honesta

PALAVRA JOVEM NO AR

COM A PALAVRA NOSSOS ALUNOS