quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ALUNOS CANHOTOS RECEBEM CARTEIRAS ADAPTADAS

Nossa Diretora, professora Norma Holanda, juntamente com as alunas do Projeto Educação Postural, realizou a entrega das carteiras adaptadas aos alunos canhotos. As integrantes do referido projeto vinham de longa data levando as reclamações dos alunos que não são destros e afirmando que a postura incorreta destes alunos, fruto das carteiras escolares,  provoca dores de coluna e atrapalha inclusive o processo ensino/aprendizagem. A Diretora, sempre atenta as reivindicações da comunidade, encaminhou a 11ª Crede/Seduc, diversos pleitos solicitando as carteiras para estes alunos nesta condição peculiar. A 11ª Crede atendeu o apelo da Diretora e das alunas do Projeto a Escola e a Educação Postural.






  

PALESTRA SOBRE SAÚDE BUCAL: CIGARRO E CÂNCER DE BOCA












A dentista do nosso município, Itaécia, esteve esta manhã em nossa Escola trazendo aos jovens uma importante discussão sobre a saúde bucal, envolvendo os alunos no debate a cerca dos males do uso do cigarro, as estratégias da indústria do tabaco para envolver os jovens no uso dessa droga ainda lícita no mundo, assim como falar do câncer de boca e as formas de cuidado e prevenção. Itaécia falou que os cigarros com sabor de chocolate, menta e outros sabores, vicia ainda mais e é extremamente prejudicial a saúde e essa estratégia vem sendo usada pela indústria para atingir o público jovem.  Antes a Dentista, graduada pela UFRN-Natal, falou do curso de odontologia, dos pontos negativos e dos investimentos pessoais que tem de ser feito para uma boa formação. Os alunos do 9º Ano e 1ª C compreenderam um pouco mais sobre a necessidade de cuidarmos da nossa saúde, começando pela boca. Acima click nas fotos, amplie e lembre-se que fumar é a maior furada   

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

NOSSOS ALUNOS: ELEITORES DO FUTURO


"O projeto Eleitor do Futuro foi idealizado pelo Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, quando Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral e implementado por alguns estados da federação. Aqui no Ceará, em 2003, a Justiça Eleitoral, representada pela Escola Judiciária Eleitoral – EJE, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF implantaram o projeto Eleitor do Futuro com a missão de ampliar, informar e mobilizar o contingente de jovens eleitores do estado ao exercício livre e consciente do direito de votar, com o grande desafio de contribuir na preparação desses jovens, que num futuro próximo, assumirão e decidirão os rumos dos municípios, estados e nação."














A representante do Cartório Eleitoral de Iracema esteve em nossa Escola, 28/10/11 (Manhã e Tarde), para colocar em prática uma das ações do Projeto Eleitor do Futuro: o alistamento eleitoral dos jovens estudantes que tem entre 16 e 17 anos e desejam participar ativamente da escolha dos nossos representantes e decidir os destinos do nosso país. Nossa Escola já vem discutindo a algum tempo o voto consciente e a importância do envolvimento dos jovens na questões político-partidárias. O Meritíssimo Juiz e o Ministério Público também estarão em nossa Escola no dia 06/10 (Manhã, Tarde e Noite) na sede da nossa Escola e no dia 07/10 (Tarde) jovens cidadãos.    

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ENTREGA DE COMPUTADORES AOS ALUNOS NO NÍVEL ADEQUADO NO SPAECE 2010











A noite do dia 26/09/11, segunda-feira, ficará registrada por muito tempo na lembrança da Comunidade Figueiredo Correia, quando tivemos a entrega da premiação (computadores) aos alunos que foram considerados no nível adequado simultaneamente em português e matemática no SPAECE 2010. Essa foi uma noite memorável e cheia de emoção, por parte dos alunos e seus responsáveis. Thais Lôbo, Mallena Lira, Atilla Maia, Jamille Magalhães, Ully Eduardo e Luis Lucas celebraram essa conquista, que é também dos professores, gestores e funcionários e pais dos discentes desta Escola, junto com autoridades e representantes do governo e sociedade civil organizada. Discursos, homenagens e felicitações aos vencedores, por parte da Diretora da nossa Escola e Coordenadora da 11ª Crede e apelo aos demais alunos para que se empenhem nos estudos e ajudem a fazer com que outros percebam que a  Escola Pública pode ter qualidade, mesmo diante dos obstáculos. Entregar seis computadores aos nossos alunos é muito gratificante e tem um sabor todo especial para uma comunidade da periferia que enfrentou e enfrenta muitas dificuldades, mas que vem conseguindo implementar muitas ações inclusivas, afirmou a professora Norma Holanda. Logo em seguida todos foram convocados para participarem do seminário SPAECE 2011.   

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

I FESTIVAL DA PAZ na EEFM Dep. Joaquim de Figueiredo Correia











A Agenda 22, uma das atividades do Programa Geração da Paz, desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc) completou nesta quinta-feira, dia 22, um ano de atividades. A Escola Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, comunidade adepta da ideia de que a paz e o diálogo são caminhos fundamentais para a inclusão e construção de uma Escola Multicultural e de qualidade, esteve mobilizada durante manhã e a tarde deste dia, refletindo com professores e alunos essa importante ocasião. Organizado pelo Grêmio Estudantil: Atitude faz a Diferença, com orientações dos Gestores aconteceu o Momento Cidadão – I FESTIVAL DA BOA ATITUDE LEVA A PAZ - Entrada solene da bandeira branca símbolo da paz ao som das músicas imagine de John Lennon (Música e Tradução) e A Paz com o Grupo Roupa Nova com de chuva de prata recebemos a Bandeira. Tivemos  apresentações culturais (poemas, poesias, paródias), execução de músicas pelos alunos da escola que estão aprendendo a tocar na banda municipal, brindes,  premiações, reflexões e muitos abraços da paz, rechearam o nosso Evento. Fizemos a entrega de Adesivos recebidos da 11ª Crede com a frase sou a paz e os alunos cantaram belas canções que tratam de fé e esperança. Atividades que vem e marcam por definitivo essa data em nosso calendário escolar. Mais imagens podem ser vistas no vídeo acima 


PARÓDIA: MÚSICA CHIMARUTS (DO LADO DE CA)
BUSQUEMOS A PAZ  - 3ª B – Ensino Médio
As vezes encontramos obstáculos na vida
E sempre buscamos solucionar
Agindo com bondade e a paz
Vamos encontrar (BIS)

Veja como é fácil, ter uma vida boa
Assim parece tudo funcionar.
Alegria, amor e sonhos. E a paz
Vamos encontrar (BIS)

Refrão
Busquemos a paz...em nossa família.
Na nossa escola, em todo lugar.
Busquemos a paz... a hora é agora
Vê se não demora. Vamos lá!
Busquemos a paz... dentro de
Nós mesmos podemos achar...
Busquemos a paz... ú ú ú ú ú
 A vida é agora, vê se não demora,
Pra recomeçar.
É só ter vontade de felicidade,

Vem pra cá