quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PRIMEIRO DIA DO SIMULADO ENEM, CIÊNCIAS HUMANOS E DA NATUREZA, TUDO ACONTECEU DE FORMA MUITO TRANQUILA










O  Primeiro dia do Simulado Seduc Enem ocorreu de forma muito tranquila na nossa Escola Figueiredo Correia e os alunos só puderam participar chegando no horário estabelecido e portando os documentos de identidade. Tivemos uma pequena infrequência nesse primeiro dia, ocasionada principalmente pelo esquecimento do RG e atrasos, que consideramos importantes lições para os nossos discentes no terceirão. Na Extensão será aplicada hoje a prova de Linguagens e Matemática. Esse é um importante ensaio para o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem e esperamos que a amanhã seja bem melhor a participação.  

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

VIVA! ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA DE NOVO NO CÂMARA MIRIM: PARABÉNS MAYARA FERREIRA BEZERRA DO 9º ANO


Câmara Mirim 2012 já tem vencedores

Zé Plenarinho mostrando sua carteira da identidade
Vêm de Iracema/CE, de Belo Horizonte/MG, e de Guaraí/TO os três vencedores do Câmara Mirim 2012. Eles concorreram com mais de 700 projetos de crianças do Brasil todo, e, no dia 18 de outubro, estarão em Brasília para defender suas propostas no Plenário da Câmara.
O projeto do Gabriel Garcia Gomes Salles Teixeira, de Belo Horizonte, mostra que a criançada está preocupada com a qualidade dos alimentos que consome. Pela proposta, os produtores de frutas, legumes e verduras deverão informar ao consumidor o nome do agrotóxico e do adubo tóxico usado no plantio, inclusive as prováveis doenças decorrentes do consumo dos produtos e a maneira correta de higienizá-los. Para Gabriel, todo cidadão tem o direito de ser informado sobre a qualidade do alimento que irá consumir. Os alimentos orgânicos são caros e não estão ao alcance de todos, portanto os consumidores precisam estar conscientes dos riscos que envolvem o uso de agrotóxicos e adubos tóxicos, disse o deputado mirim.
Já a Mayara Ferreira Bezerra, de Iracema/CE, elaborou um projeto determinando que toda criança tem o direito de ter identificação com foto e demais dados, documento a ser levado sempre junto com ela. Mayara explica que a identidade da criança deve ser exigida em viagens, projetos do governo, postos de saúde e demais benefícios. E não para por aí: o documento deve ser gratuito. Mayara se preocupa com a segurança das crianças, que desaparecem tanto em viagens como na rotina do dia-a-dia. “O mas importante é que a carteira de identidade possui foto e assim fica mas fácil a identificação e assim muitas crianças deixarão de desaparecer”, destaca Mayara. Ela estuda na escola Escola Deputado Joaquim Figueiredo em Iracema.Clique aqui para ver a íntegra da proposta.
A Ana Carolinne da Silva é estudante de Guaraí/TO. Pela proposta dela, os pais podem se ausentar do trabalho quando a escola de seus filhos os convoque. Ela diz que é dever dos pais acompanhar a vida escolar de seus filhos periodicamente. Ana Carolinne lamenta que muitos pais não comparecem à escola de seus filhos simplesmente porque os patrões não permitem a falta. Ela diz que, nesse caso, os pais se desligam do acompanhamento da vida escolar dos filhos, deixando tudo nas mãos da escola. Ana Carolinne estuda no Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão. Leia aqui a proposta dela.
Os 400 deputados mirins vão se debruçar sobre as propostas no dia 18 de outubro, discutindo e votando nelas no Plenário da Câmara.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

EXTRA, EXTRA! NOSSO ARTIGO DE OPINIÃO E CRÔNICA FORAM SELECIONADOS E VÃO PARA ANÁLISE DO COMITÊ ESTADUAL DA OLIMPÍADA ESCREVENDO O FUTURO

SOMOS DESTAQUES NA PÁGINA DA SEDUC

Escolas da 11ª Crede conquistam premiações em eventos científicos nacionais
 Escolas da 11ª Crede conquistam premiações em eventos científicos nacionais As Escolas de Ensino Fundamental e Médio Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, localizada em Iracema, e Senador Fernandes Távora, em Ererê, obtiveram premiações em eventos científicos nos últimos dias. As unidades integram a 11ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), com sede em Jaguaribe. Para as apresentações, as escolas recebem investimentos da Secretaria da Educação (Seduc).

Entre os dias 10 a 15 de setembro, na VI Feira de Ciência e Tecnologia do Sul do Maranhão (Fecitec) 2012, o projeto "Escola sem gripe: Alternativas encontradas para reforçar o combate e a prevenção do vírus influenza nas instituições de ensino" conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências da Saúde. Já a experiência "A influência da música no comportamento humano" participou do Movimento Científico do Norte Nordeste (MOCINN), também no Maranhão, e recebeu credencial para a Feira Internacional de Ciências que acontecerá na Colômbia, em 2013. Ambos foram apresentados pela Escola Dep. Joaquim de Figueiredo.

Com o  projeto, "A atividade Bovina e o desenvolvimento econômico local no município de Ererê", a Escola Sen. Fernandes Távora obteve o 2º lugar na VI Fecitec e também ganhou credencial para o evento científico na Colômbia. O aluno Danilo Freire, um dos autores do projeto, enviou a seguinte mensagem pelo facebook: “Graças a Deus, mais uma vez nosso trabalho foi reconhecido, após dias de apresentação, elogios, sugestões e avaliação, conquistamos o 2º lugar na VI FECITEC, Maranhão, ganhando assim uma credencial para, em 2013, e está na Colômbia. Só temos a agradecer à 11ª CREDE e a SEDUC, que nos incentiva, investe e reconhece nosso trabalho. Muito obrigado! Mais uma vez representamos e continuaremos a representar a nossa CREDE muito bem!”

A EEM Senador Fernandes Távora, de 18 a 21 de setembro, também defenderá outro projeto científico em Feiras pelo Brasil. Na III Mostra de Ciências e Tecnologia da Escola Açai, em Igarapé-Miri, Pará, levará a experiência "Inseticida natural, uma alternativa a favor do meio ambiente: Contribuições e desafios para uma agricultura sustentável".

A gestora da Crede, Elizabete Araújo, parabeniza todas as equipes pelo trabalho e desempenho alcançado.

Confira os trabalhos, os participantes e os contatos das escolas: 

EEFM DEPUTADO JOAQUIM DE FIGUEIREDO CORREIA - IRACEMA

PROJETO CIENTÍFICO "ESCOLA SEM GRIPE: ALTERNATIVAS ENCONTRADAS PARA REFORÇAR O COMBATE E A PREVENÇÃO DO VÍRUS INFLUENZA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO" CONQUISTA O PRIMEIRO LUGAR NA FECITEC 2012 (MARANHÃO) NA CATEGORIA CIÊNCIAS DA SAÚDE

Professora orientadora: Helena Lopes e os alunos Helyson Lucas e Arthur Amatus.

PROJETO CIENTÍFICO "A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO COMPORTAMENTO HUMANO" CONQUISTA NO MOCINN CREDENCIAL PARA FEIRA DE CIÊNCIAS INTERNACIONAL NA COLÔMBIA.

Professor orientador Cícero Benigno e os alunos Jefferson Alves, Lorena de Magalhães, Lilian Cristina e Giselle Pimenta.


Contatos:
Diretora: NORMA HOLANDA DE OLIVEIRA BEZERRA
88.3428.1393
88.9275.8894
scorreia@escola.ce.gov.br

EEM SENADOR FERNANDES TAVORA- ERERÊ

PROJETO “A ATIVIDADE LEITEIRA BOVINA E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL 
NO MUNICÍPIO DE ERERÊ: POTENCIALIDADES E DESAFIOS. 2º LUGAR na VI FECITEC, Maranhão, ganhando uma credencial para ir, em 2013, na Colômbia, à Feira Internacional de Ciências.
Professora orientadora: Maria Aparecida Lima Paiva e alunos Bruna Rodrigues de Lima e Dannilo Augusto Freire.

Contatos:
Diretor :MAXILON RUFINO DA SILVA
88.3434.1071
(88).9657. 5591
enftavora@escola.ce.gov.br


PROJETO “INSETICIDA NATURAL: UMA ALTERNATIVA A FAVOR DO MEIO AMBIENTE: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA UMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL”.
Professora orientadora: Ana Augusta Pinheiro Pessoa e os alunos autores Antônio Batista de Queiroz Junior e Manoel Mariano Neto da Silva. 

20.09.2012
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educaçãoimprensa@seduc.ce.gov.br

terça-feira, 18 de setembro de 2012

ACOMPANHE OS HORÁRIOS DE AVALIAÇÕES DO III PERÍODO

CLICK EM NEXT SLIDE PARA ACOMPANHAR OS HORÁRIOS DE TODOS OS TURNOS (MANHÃ, TARDE E EXTENSÃO DE ENSINO - BASTIÕES)

ALUNOS DA 1ª A - BRINCAM E APRENDEM A EMPREENDER

Lições de empreendedorismo não são úteis apenas para quem quer abrir uma empresa. Conceitos como iniciativa, liderança, trabalho em equipe e persistência extrapolam o mundo dos negócios e devem fazer parte da formação do indivíduo, seja qual for a carreira escolhida. Pensando assim o professor Romeu Diógenes realizou hoje a culminância de um trabalho com seus alunos da 1ª A, que objetivava fazer com que os jovens criassem um pequeno negócio/produto, promovesse o marketing e encaminhasse a venda e prestação de serviços. Os alunos brincaram de empreender, aprenderam muitas lições e a Diretora da nossa Escola foi lá conferir os produtos e a seriedade dessa brincadeira.   

domingo, 16 de setembro de 2012

ACOMPANHE O HORÁRIO DA PRÓXIMA SEMANA

NA PRÓXIMA SEMANA, QUINTA E SEXTA-FEIRA DAREMOS INÍCIO AS AVALIAÇÕES DO III PERÍODO PARA OS 3º ANOS. AS AVALIAÇÕES PARA AS DEMAIS SÉRIES TERÃO INÍCIO NA SEMANA DE 24 A 28 DE SETEMBRO. ACOMPANHEM:

PROJETO CIENTÍFICO DA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA CONQUISTA NO MOCINN CREDENCIAL PARA FEIRA DE CIÊNCIAS INTERNACIONAL (COLÔMBIA)

PROJETO A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO COMPORTAMENTO HUMANO...




Parabenizamos o Professor Cícero Benigno, Orientador do Projeto, e os alunos Jefferson Alves, Lorena de Magalhães, Lilian Cristina e Giselle Pimenta por essa grande conquista para nossa comunidade escolar.

PROJETO CIENTÍFICO DA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA CONQUISTA PRIMEIRO LUGAR NA FECITEC 2012 (MARANHÃO) NA CATEGORIA CIÊNCIAS DA SAÚDE

PROJETO ESCOLA SEM GRIPE: ALTERNATIVAS ENCONTRADAS PARA REFORÇA O COMBATE E A PREVENÇÃO DO VÍRUS INFLUENZA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO





Parabenizamos a Professora Helena Lopes, Orientadora do Projeto, e os alunos Helyson Lucas e Arthur Amatus essa grande conquista para nossa comunidade escolar.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

REUNIÃO DE PAIS, MÃES E RESPONSÁVEIS NA NOSSA CASA EDUCACIONAL FIGUEIREDO CORREIA


ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA ABRE SUAS PORTAS PARA QUE OS JOVENS DA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR DE IRACEMA DISCUTAM A PROBLEMÁTICA DAS DROGAS





A Escola Figueiredo Correia sempre está aberta as boas iniciativas da sociedade civil organizada e reconhece que a educação é algo coletivo, por isso mesmo recebeu de braços abertos os jovens da Igreja do Evangelho Quadrangular de Iracema, que veio debater com os discentes e docentes da nossa Escola a problemática das drogas, através de uma bela peça teatral que retratou o quanto é difícil se libertar desse mal que aflige principalmente os mais vulneráveis. 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA FOI A ÚNICA DA 11ª CREDE SORTEADA E PARTICIPARÁ DO PROGRAMA JOVEM DE FUTURO JÁ EM 2013

Nesta segunda-feira, dia 10,  às 14 horas, a Secretaria da Educação (Seduc) realizou um sorteio que definiu mais 125 escolas públicas da rede estadual que irão implantar o  Projeto Jovem de Futuro em 2013. O evento contou com a presença do secretário adjunto, Maurício Holanda. O Programa Jovem de Futuro é uma iniciativa que visa melhorar o desempenho dos alunos do Ensino Médio, além de reduzir a evasão. É uma ação conjunta dos Governos Estadual e Federal, além do Instituto Unibanco;

O Programa trata-se de uma ação concebida pelo Instituto Unibanco, e desenvolvida em parceria com governos, para escolas públicas de Ensino Médio, com o objetivo de aumentar o desempenho escolar dos alunos e diminuir os índices de evasão. Para atingir esses objetivos, as escolas participantes recebem apoio técnico e financeiro para a concepção, implantação e avaliação de um Plano de Melhoria de Qualidade, com duração de três anos, ou seja, o ciclo das três séries do Ensino Médio.

As escolas públicas participantes recebem apoio técnico para a elaboração de um plano estratégico, utilizando a metodologia do Marco Lógico, assistência técnica para uma “gestão para resultados” e R$100,00 (cem reais) por aluno do Ensino Médio/ ano, para a implantação desse plano. Em contrapartida, comprometem-se a melhorar substancialmente o desempenho de seus alunos no SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica – na 3ª série do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e em Matemática e a diminuir seus índices de evasão.
A Comunidade Escolar Figueiredo Correia ficou por demais feliz e comemora ter sido  sorteada, única da 11ª Crede, e está entre aquelas que participarão do Programa já em 2013.      


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

VEJA ALGUNS MOMENTOS DA NOSSA VIII EXCEFIC



DE OLHO NO MOMENTO CIDADÃO ESPECIAL: 190 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL





Não poderia passar em branco nossa reflexão junto aos nossos alunos sobre os 190 anos de independência do nosso Brasil. Nossa diretora fez um breve relato sobre esse importante do momento para todos os brasileiros, convidou os alunos e professores para participarem do Momento Cívico especial que acontecerá no dia 07 de setembro no paço da prefeitura de Iracema, alusivo a independência do nosso país. Percebemos que muitos alunos se quer conheciam o hino e foi necessário a entrega da letra e a solicitação aos professores de história para que trabalhassem a temática em sala e fosse feita a reflexão detalhada sobre o tema. O importante é que uma ocasião tão significativa para o nosso povo como esta não passou por despercebido e sempre estamos de olho no desenvolvimento do patriotismo e no nosso patrimônio imaterial como o hino da independência.