segunda-feira, 29 de outubro de 2012

VEJA DICAS VALIOSAS PARA O ENEM 2012


dicas.enem.200Todo “exame” é chato, é ou não é?
Exame de sangue (a agulha), de urina (a coleta); Exame dos olhos (o colírio), de dentes (aquele sonzinho da broca... argh!).
O que dizer, então, de um Exame que mexe com todo nosso corpo? “– Ai meu Deus. Ai meu Deus. Aaaai meu Deeeus!!!”.
Nada de apavorar-se!
Pelo contrário: Agora, é só revisar alguns pontos, elaborados por professores do Sindicato APEOC e do Grupo Clio (dentro do projeto “Entrar na Universidade para Mudar a Sociedade”), que, com certeza, irão proporcionar tranqüilidade e segurança no momento das provas (sábado, dia 03/11/2012, 4h30 de prova; e domingo, dia 04/11/2012, 5h30 de prova).
Vamos a estes pontos (divididos em ANTES, DURANTE e DEPOIS)?

HORÁRIO DE VERÃO (antes)

enem.hora
O ENEM, como um Exame nacional, respeita o “horário de Brasília” para início e término das provas. Portanto, não vacile! O horário estipulado para início do ENEM, em Fortaleza, que não adota o Horário de Verão, estará adiantado em 1h!



SONO (antes, nunca durante)

enem.sono
Você não poderá recuperar uma noite mal dormida durante a realização das provas! Cochilar, ou mesmo dormir, durante as provas faz com que você perca tempo e agilidade nas respostas a cada uma das questões do ENEM. Portanto, avalie bem suas prioridades: o ENEM acontece apenas uma vez ao ano (talvez duas vezes a partir de 2013), e eventos comemorativos (aniversários, festas variadas, seu artista preferido em Fortaleza justo na sexta que antecede o ENEM!) podem acontecer várias vezes ao ano. E a festa ficará mais cheia de animação se você também puder comemorar seu sucesso frente ao ENEM, é ou não é?


REMÉDIOS: de “laboratório” ou “caseiros”? (antes e durante)

enem.generico
Muita gente pensa que uma simples aspirina ou um analgésico qualquer não fará diferença alguma se tomado antes ou durante o Exame. Terrível engano! Cada medicamento age de maneira diferente em cada organismo. O que para uma pessoa não faz qualquer efeito ou produz um pequeno efeito, para outra pessoa pode provocar efeitos devastadores como falta de atenção, sonolência e até mesmo desmaios! Portanto, só tome um medicamento (antes ou durante a realização do ENEM) se você tem absoluta certeza de que este medicamento não irá prejudicar sua performance no Exame.

PARA MENINAS (ciclo menstrual; antes e durante) e TAMBÉM PARA MENINOS (cólicas; antes e durante)

enem.alunos
As “meninas” que, no dia das provas, estiverem com seu ciclo em plena atividade precisarão, antes, se perguntar se este momento não irá lhes proporcionar dor (cólicas “menstruais”) ou qualquer tipo de incômodo (higienização das partes íntimas). E saibam os “meninos” que eles não estão livres de dores provocadas por “cólicas”, sobretudo as estomacais! A diferença entre meninas e meninos é que as meninas tem uma relativa certeza dos dias em que estarão “no ciclo”, o que dá a elas uma possibilidade maior de se prevenirem; já os meninos, não: Estes precisarão se prevenir quanto a alimentos e bebidas ingeridos momentos antes ou mesmo durante a realização do ENEM – cólicas estomacais em meninos são mais freqüentes do que nós imaginamos: e VOCÊ já imaginou: fazer prova sentindo dor intensa? Não é bem melhor se prevenir.

ALIMENTAÇÃO & BEBIDA (antes e durante)

enem.frutas
Nada de comidas “pesadas” (panelada, feijoada; mão de vaca etc.) antes de ir para o ENEM. Tenha uma dieta (alimentação) balanceada, e saudável, antes e mesmo durante o ENEM. Sugerimos frutas (uva, maçã, melão, laranja, kiwi, abacaxi etc, devidamente acondicionados), algum sanduíche (pão integral) com carne branca (frango, peru, chester etc.), e água, muita água! Lembre-se que você ficará em uma sala pelo menos 2 horas a cada dia (tempo mínimo para entrega do Caderno de Questões do ENEM), e o cérebro precisará de água para “resfriar”. Outros complementos muito ingeridos nestes momentos são as “barras de cereais” e as “bebidas isotônicas” ou “repositores hidrolíticos” (gatorade, night power etc.; que os atletas usam em exercícios mais prolongados e intensos). Mas atenção! Só ingira estes alimentos e estas bebidas se VOCÊ tiver absoluta certeza de que elas não irão prejudicá-lo em nada quando da realização do ENEM!

TRANSPORTE: Público ou particular? (antes e depois)

enem.onibus
As provas do ENEM ocorrem aos finais de semana. E, em todo o Brasil, não apenas em Fortaleza (CE), há uma diminuição na quantidade do transporte público – sobretudo aos domingos (dia da 2ª prova do ENEM/2012, que contem a “redação”)! Portanto, se você vai usar transporte “público” no dia das provas do ENEM previna-se, indo, antes, ao seu local de prova, tanto para conhecer o seu local de prova como para marcar o tempo que você gastou no deslocamento durante um dia da semana, e saber que este tempo gasto poderá ser o dobro aos finais de semana (sobretudo em um dia de domingo!). E se o transporte for “particular”? Faça o mesmo trajeto, lembrando-se que muita gente também estará usando transporte próprio para fazer o ENEM – o que poderá provocar congestionamentos, e o consequente atraso no seu percurso de ida ao ENEM! E VOCÊ já sabe: Atrasou, não entrou!

FISCAIS (antes e durante)

enem.alunos.estudando
Todos os fiscais são treinados para tornar o seu momento de prova o mais confortável possível! Assim, quando for entrar na sala em que você irá se sentar para fazer o ENEM, estabeleça com os fiscais uma relação de empatia, ou seja, saber que os fiscais estão ali – muitos deles já passaram pelos mesmos momentos (expectativa, angústia etc.) que, agora, você passa – para ajudar no que for necessário, desde que respeitada a legalidade do Exame.

PROFESSORES CORRETORES (A “Redação do ENEM”, antes, durante e depois)

enem.estudando
Todos tem reconhecida experiência na correção de textos, e todos invariavelmente ainda ministram aulas em universidade, cursinhos, escolas públicas ou particulares do Brasil. A diferença é que no ENEM todos os professores que irão corrigir as redações, os denominados professores corretores, são orientados, através de treinamento especializado realizado pelo próprio Ministério da Educação (MEC), via instituto que realiza o ENEM, o INEP, a realizarem uma correção inclusiva. E o que é isso? Diferente dos demais “concursos” realizados pelo Brasil afora, como o temido “vestibular”, os professores corretores das redações do ENEM são orientados a buscar o que há de melhor em cada redação. No ENEM, se vai atrás do que há de melhor em cada redação; nos demais concursos públicos, é o contrário: cada “errinho” tira ponto do candidato.

Agora é só seguir estas “dicas”, acrescentar alguma outra decorrente de sua experiência como estudante/cidadão, e se sentir ainda mais tranqüilo e confiante nos momentos da prova do ENEM.
VOCÊ, não duvide, é capaz!

SOMOS NOTÍCIA NO SITE DA SEDUC

EEFM Deputado Joaquim de Figueiredo Correia esteve no Câmara Mirim 2012
Os estudantes de várias cidades do Brasil, no último dia 23 de outubro, viveram a experiência de ser deputados por um dia, levando muito a sério a missão de discutir e votar os três projetos apresentados. Foi o Câmara Mirim 2012, ação que transcorreu num clima de muita alegria, descontração, mas também de responsabilidades.

Os projetos tratavam de assuntos importantes como segurança alimentar, participação dos pais na vida escolar dos filhos e documento de identificação para crianças. Todos mostrando que os alunos do ensino fundamental, apesar de sua pouca idade, estão antenados com as questões que são assunto no país.

Para a surpresa de todos, o último projeto votado, o da identificação infantil obrigatória, foi rejeitado numa votação nominal (cada estudante registrou seu voto no painel eletrônico do Plenário) recebendo 241 votos contrários e 84 favoráveis.

É a primeira vez que um projeto é rejeitado pelos deputados mirins. A autora do projeto, Mayara Bezerra, de Iracema/CE não escondeu a sua decepção ao anúncio do resultado pela presidente da Mesa, Camila Marcelino Leal, de Orlândia/SP.

O secretário-geral da Mesa, Sérgio Sampaio, que acompanhou toda a sessão, chamou Mayara até a Mesa e procurou consolá-la. “É normal esse resultado, faz parte do processo legislativo, que também tem que ser aprendido; o importante num evento como esse é participar do processo de votação, e ter sido um dos projetos escolhidos já foi muito importante”, destacou. Para Sampaio, o Câmara Mirim é um dos  projetos mais ricos para a formação de novos cidadãos e que pode contribuir para melhorar o papel do Parlamento.

Confira a relevância do Projeto de Mayara:


O Congresso Nacional decreta:
Artigo 1º 

Toda criança tem o direito de ter identificação com foto e demais dados dela e dos pais desde o seu nascimento.

Artigo 2º 

Os pais tem obrigação de no prazo de seis meses tirar a carteira de identidade da criança e sempre conduzir junto a ela, em qualquer lugar, principalmente viagens e passeios.

Artigo 3º
 

a identidade da criança deve ser exigida em viagens, projetos do governo, postos de saúde e demais benefícios e sem ela não pode participar de tudo isso. os pais devem ser punidos caso se recusem a tirar a identidade da criança

Artigo 4º
 

o documento de identidade para criança, assim como registro, deve ser gratuito e deve ter mais dados, como endereço dos pais, número do telefone, cor da criança ou outro detalhe físico que a identifique.

Justificação 
Por ano várias crianças desaparecem em viagens e na rotina das cidades. Só o registro de nascimento não é suficiente para identificação, pois por vezes os pais apresentam ele rasgados e manchado e as vezes nem da pra ver todas as informações. A carteira de identidade é pratica para carregar para onde for sem falar que com o tempo o registro vai rasgando e sumindo as letras.

Com o Registro Geral, mias conhecido como RG, não acontece isso por ser plastificado. O mas importante é que a carteira de identidade possui foto e assim fica mas fácil a identificação e assim muitas crianças deixarão de desaparecer. A carteira da criança que eu peço nessa lei também é diferente e deve ter mais informações sobre a criança, como endereço dos pais, fone, local de trabalho do pai e da mãe e pode até ter informações se a criança tem alguma mancha ou forma física de identificação como a cor e etc.

Acho que já está na hora do governo se preocupar mais com o grande número de criança que desaparecem no Brasil e ninguém sabe o que essas pessoas podem fazer com elas.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

AULAS DINÂMICAS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: APRENDEMOS MAIS QUANDO VIVENCIAMOS NA PRÁTICA O PROCESSO









Imagina estar com sua roupa branquinha e limpinha e alguém entornar um líquido vermelho nela, a idéia de que aquilo vai manchar e que você nunca mais poderá usar aquela roupa será instantânea. Passados alguns segundos o líquido simplesmente evapora sem deixar resíduo algum, e a sensação de intriga e curiosidade se sobrepõe ao nervosismo.
Isso é possível, e o nome desta substância é sangue do diabo.
Explicação científica:
O produto é na verdade uma base, o hidróxido de amônio. Esta substância é instável e se decompõe rapidamente em amônia e água, a amônia por sua vez é um gás na temperatura ambiente e evapora muito rapidamente.
A substância presente na roupa da pessoa então é agua pura, que é neutro, o sinalizador então, que no nosso caso será a fenolftaleína, fica incolor e a roupa volta ao estado normal sem deixar nenhum vestígio.
Modo de preparo:
ingredientes:
* amoníaco (compra na farmácia e é baratim)
* fenolftaleína (laboratórios de análises clínicas você encontra)
atenção: A fenolftaleína não é ingrediente de comprimidos de lacto-purga e outros similares, a composição química desses mudou uma vez que foi proibida a venda desses comprimidos com indicadores de fenolftaleína.
* álcool líquido (álcool comum usado na limpeza doméstica)
* água
Misture 20ml de fenolftaleína com 50ml de álcool, esta é a substância indicadora, fica avermelhada em meio básico e neutra em meio neutro ou ácido.
Coloque agora num segundo reservatório 150ml de água e 80ml de amoníaco.
Vá misturando calmamente a substância indicadora no segundo reservatório observando a mudança de cor, escolha o tom vermelho desejado e está pronto o sangue do diabo.
Coloque num pulverizador e brinque jogando o líquido na roupa, nunca próximo ao rosto.
Vale lembrar que em todo o processo de preparo, as substâncias não podem ser cheiradas, evite o contato com os olhos.


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SEDUC TIRA-DÚVIDAS ENEM ATRAVÉS DO 0800 E DÁ ESCLARECIMENTOS SOBRE O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO


Seduc lança serviço 0800 tira-dúvidas sobre o Enem
1308O 0800 é um serviço de atendimento acadêmico, com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos alunos da rede de ensino público estadual e demais interessados sobre questões das provas do ENEM de 2009 a 2011, nas disciplinas de Português, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia.

A ideia é apoiar os alunos que estão em casa estudando sozinho ou em grupo. O serviço serve como um complemento às aulas do 3º ano e do PRU - Preparação: Rumo à Universidade.

DISQUE  0800 2753 918
Veja AQUI os horários de atendimento do tira-dúvidas.

Além do tira-dúvidas, até a realização do Enem, estudantes e professores da rede estadual vão contar ainda com palestras, Guia do Estudante para Redação, simulados e Sabadões do Enem, com aulas focadas nas principais dificuldades encontradas nas quatro áreas do conhecimento.

Também está disponível o portal “Rumo à Universidade” (rumoauniversidade.seduc.ce.gov.br) que disponibiliza notícias sobre o Enem, aulas em vídeo, debates e fóruns.
Nas datas das provas do Enem, 3 e 4 de novembro, está programado ainda pela SEDUC um serviço de apoio aos alunos  para garantir a presença dos inscritos, com transporte e alimentação.




05.10.2012
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
imprensa@seduc.ce.gov.br

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ALUNOS DA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA APROVEITAM SEGUNDA CHANCE PARA FAZEREM O SIMULADO GEEKIE/ESTADÃO - SE VOCÊ PERDEU AINDA TEM NOVA OPORTUNIDADE



UTILIZAMOS TODOS OS ESPAÇOS DA ESCOLA: COMPUTADOR DA SALA DOS PROFESSORES

UTILIZAMOS TODOS OS ESPAÇOS DA ESCOLA: COMPUTADOR DA BIBLIOTECA

UTILIZAMOS TODOS OS ESPAÇOS DA ESCOLA: COMPUTADOR DA BIBLIOTECA

ALUNOS DA 1ª E 2ª SÉRIES NO LEI

ALUNOS DA 1ª E 2ª SÉRIES NO LEI

ALUNOS DA 1ª E 2ª SÉRIES NO LEI

Atenção alunos do Ensino Médio e até do fundamental da Escola Figueiredo Correia: Quem perdeu tem nova chance de fazer o simulado on-lin Geekie / Estadão. Siga as orientações abaixo para fazer o simulado e se preparar para o Enem:

I - Entre no site www.geekie-ceara.com.br;

II - Faça um novo cadastro, mesmo que já tenha feito o cadastro na I prova da primeira chance do simulado (você terá que fazer todo o simulado, mesmo que já tenha iniciado e não tenha concluído);

III - coloque um e-mail válido, pois você terá que abrir sua caixa de mensagem para confirmar sua participação no simulado;

IV - O link de confirmação deve estar na caixa de entrada, mas pode ir para o lixo/lixeira ou para o Spam (procure, pois vai chegar se colocou o e-mail corretamente);

V -  Click no link e vai em iniciar simulado;

VI - para abrir novamente entre no site www.geekie-ceara.com.br e não faça novo cadastro, mas coloque seu e-mail informado e a senha que você criou (recomendo que seja a mesma senha do e-mail para que não corra o risco de esquecê-la);

VII - quando concluir todas as provas (45 de ciências humanas e 45 de ciências da natureza; 45 de linguagens e códigos e 45 de matemática), busque o relatório e veja como foi seu desempenho;

VIII - Informe sua participação nos dois dias de simulado, diga se concluiu as duas provas e conte sobre seu desempenho.

INTERGRANTES DE PROJETOS CIETÍFICOS DA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA RECEBE MENÇÃO HONROSA DA CÂMARA DE VEREADORES



O Professor Cícero Benigno e os alunos do Projeto A Influência da Música no Comportamento Humano, Jefferson Alves, Lorena de Magalhães, Lilian Cristina e Gisele Pimenta, que participou com sucesso do Movimento Científico Norte e Nordeste - Moccin em setembro de 2012 em Imperatriz no Maranhão, obtendo credencial para participar de Evento Científico Internacional na Colômbia,  recebeu Menção Honrosa da Câmara de Vereadores Juarez Tavares de Oliveira da cidade de Iracema. 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

NOTÍCIAS DO CÂMARA MIRIM 2012


















Mais fotos visite-nos no facebook (e-mail: escolafigueiredocorreia@hotmail.com)
O Câmara Mirim 2012 transcorreu num clima de muita alegria, descontração, mas também de responsabilidade. Os estudantes de várias cidades do Brasil, que ontem viveram a experiência de ser deputados por um dia, levaram muito a sério a missão de discutir e votar os três projetos apresentados.
Os projetos tratavam de assuntos importantes como segurança alimentar, participação dos pais na vida escolar dos filhos e documento de identificação para crianças. Todos mostrando que os alunos do ensino fundamental, apesar de sua pouca idade, estão antenados com as questões que são assunto no país.
Para a surpresa de todos, o último projeto votado, o da identificação infantil obrigatória, foi rejeitado numa votação nominal (cada estudante registrou seu voto no painel eletrônico do Plenário) recebendo 241 votos contrários e 84 favoráveis.É a primeira vez que um projeto é rejeitado pelos deputados mirins. A autora do projeto, Mayara Bezerra, de Iracema/CE não escondeu a sua decepção ao anúncio do resultado pela presidente da Mesa, Camila Marcelino Leal, de Orlândia/SP.

O secretário-geral da Mesa, Sérgio Sampaio, que acompanhou toda a sessão, 
Câmara Mirim 2012
chamou Mayara até a Mesa e procurou consolá-la. “É normal esse resultado, faz parte do processo legislativo, que também tem que ser aprendido; o importante num evento como esse é participar do processo de votação, e ter sido um dos projetos escolhidos já foi muito importante”, destacou. Para Sampaio, o Câmara Mirim é um dos  projetos mais ricos para a formação de novos cidadãos e que pode contribuir para melhorar o papel do Parlamento.

Veja o quanto é relevante o Projeto de Mayara e que infelizmente as crianças não o compreenderam corretamente:

Dispõe sobre

O Congresso Nacional decreta:


Artigo 1º 
Toda criança tem o direito de ter identificação com foto e demais dados dela e dos pais desde o seu nascimento. 

Artigo 2º 
Os pais tem obrigação de no prazo de seis meses tirar a carteira de identidade da criança e sempre conduzir junto a ela, em qualquer lugar, principalmente viagens e passeios.

Artigo 3º 
a identidade da criança deve ser exigida em viagens, projetos do governo, postos de saúde e demais benefícios e sem ela não pode participar de tudo isso. os pais devem ser punidos caso se recusem a tirar a identidade da criança

Artigo 4º 
o documento de identidade para criança, assim como registro, deve ser gratuito e deve ter mais dados, como endereço dos pais, número do telefone, cor da criança ou outro detalhe físico que a idenfique.

Justificação 
Por ano várias crianças desaparecem em viagens e na rotina das cidades. Só o registro de nascimento não é suficiente para identificação, pois por vezes os pais apresentam ele rasgados e manchado e as vezes nem da pra ver todas as informações. A carteira de identidade é pratica para carregar para onde for sem falar que com o tempo o registro vai rasgando e sumindo as letras. Com o Registro Geral, mias conhecido como RG, não acontece isso por ser plastificado. O mas importante é que a carteira de identidade possui foto e assim fica mas fácil a identificação e assim muitas crianças deixarão de desaparecer. A carteira da criança que eu peço nessa lei também é diferente e deve ter mais informações sobre a criança, como endereço dos pais, fone, local de trabalho do pai e da mãe e pode até ter informações se a criança tem alguma mancha ou forma física de identificação como a cor e etc. Acho que já está na hora do governo se preocupar mais com o grande número de criança que desaparecem no Brasil e ninguém sabe o que essas pessoas podem fazer com elas.