segunda-feira, 29 de abril de 2013

PROFESSOR CÍCERO BENIGNO TRABALHA COM SEUS ALUNOS OS FASCÍCULOS DO CURSO DIREITOS HUMANOS E GERAÇÃO DA PAZ








Na sexta-feira, 26/04/13, tivemos um exemplo de que uma aula bem planejada e bem executada gera bons resultados e quase nenhuma indisciplina. O professor Cícero Benigno organizou tudo direitinho na 2ª C - Tarde, pensou em todos os detalhes e até mesmo a organização das carteiras mereceu seu cuidado. Esse é um bom exemplo e deve ser seguido por todos, porém infelizmente ainda observamos professores que não planejam suas atividades para serem desenvolvidas em sala de aula, pelo menos não como deveria ser, e isso reflete em todo o processo. Ao mesmo tempo em que parabenizamos o professor Cícero pelo excelente trabalho realizado e certamente pelos objetivos alcançados, também oferecemos dicas para todos de como planejar bem nossas aulas:

10 MANEIRAS DE COMO PLANEJAR UMA BOA AULA

01 – REGISTRE SEU PLANEJAMENTO.
Preencha o seu plano com todo cuidado, observe todos os detalhes, inclusive considerando o número de alunos e a organização das carteiras.  Anote tudo, no fim do dia, tudo o que você fez em classe. Esta é uma forma de você analisar o que está ou não dando certo em seu trabalho! Tem professor que só tem o seu plano em sua cabeça, complicado demais para analisar e acompanhar; 

2 – O PLANO É PARA SER CUMPRIDO.
Não elabore planos apenas para ficar no papel, na gaveta ou que se quer é levado para sala de aula. Os planos diários de aulas devem ser úteis e que sejam de fácil compreensão.

3 - CONHEÇA BEM DE PERTO O SEU ALUNO.
Pergunte-se sempre: “O que meu aluno deve e pode aprender?”, planeje a aula de forma fácil e objetiva. 

4 - SE NECESSÁRIO, FAÇA UM PLANO DE AULA PARA CADA TURMA.
O planejamento deve ser sempre alterado, de acordo com as necessidades da turma.

5 - ESTUDE PARA ENSINAR BEM.
Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe, porém é preciso, também, saber como ensinar.

6 - COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE.
Você deve saber se os temas trabalhados em sala são importantes do ponto de vista do aluno. Pense: Como passar dever de casa para se fazer pesquisa na rede mundial de computadores se a maior parte dos alunos não dispõe de computador e acesso a internet?

7 - DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE.
Os critérios para estabelecer o que é mais importante ensinar devem ser as necessidades dos alunos.

8 - PESQUISE EM VÁRIAS FONTES.
Toda aula requer material de apoio. Busque informações em livros, em revistas, na Internet e etc.

9 - USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO.
Métodos como: aulas expositivas, atividades em grupo, uso correto do lei, pesquisas, seminários são excelentes aliados!

10 - NÃO ESQUEÇA O DEVER DE CASA.
Lembre-se que todo plano deve contemplar também o dever de casa, afinal de contas ele começa e terminar na escola. O Planejamento da aula deve começar (correção) e terminar com o dever de casa. 
  
Fonte: http://groups.google.com/group/professoressolidarios?hl=pt-BR  

Adaptado pela coordenação escolar 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

NOVAS TECNOLOGIAS APOIAM O TRABALHO DO PROFESSOR NA ESCOLA DEPUTADO JOAQUIM











Nesta segunda-feira, 22/04/2013, os professores selecionados receberão seus tablets educacionais, no sentido de possibilitar uma atuação mais eficaz do processo ensino/aprendizagem. Em reunião com o conselho escolar foi deliberado que a principio seriam contemplados os professores diretores de turmas, no entanto como o número de equipamentos era inferior ao número de diretores de turmas, decidimos contemplar sem sorteio aqueles que atua em mais de uma sala nesta função e os demais fizemos sorteio. O pclei Maricélio Nanes deu a primeiras orientações sobre como utilizar o equipamento e nos resta agora esperar as lousas digitais e já ir se apropriando dessa tecnologia para permitir que estas inovações tenham impacto no desempenho acadêmico dos alunos, que é o nosso foco principal.  

quarta-feira, 17 de abril de 2013

CAMPANHA DO CPF: SEDUC MOBILIZA ESTUDANTES PARA INSCRIÇÃO GRATUITA


Campanha do CPF: Seduc mobiliza estudantes para inscrição gratuita

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza a partir de hoje, dia 17 de abril, até a próxima quarta-feira, dia 24, a Campanha do CPF. A ação consiste em uma mobilização para a inscrição gratuita do CPF dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio pela Internet. O documento é necessário para efetivar a  participação do jovem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A iniciativa acontecerá em todas as escolas que ofertam esse nível de ensino da rede estadual, sob a abrangência das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).  Para isso, o Laboratório Escolar de Informática (LEI) de cada escola ficará à disposição, inclusive no final de semana, dos estudantes, que precisam realizar o cadastro no CPF.  

Para a Inscrição Gratuita pela Internet (maiores de 16 anos) é necessário que o estudante ainda não tenha solicitado o documento e que possua Título de Eleitor e acesse o formulário eletrônico no seguinte endereço:   

Campanha do CPF: Seduc mobiliza estudantes para inscrição gratuitaPassos para a inscrição:

Para fazer a Inscrição no CPF pela internet, você deve copiar e colar o link acima no navegador da sua tela onde aparecerá “Inscrição CPF Internet”. Nessa página, será mostrado um formulário, que deve ser preenchido, contendo informações como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, número do título de eleitor, endereço, telefone, etc.

Após o preenchimento completo, clique em “Enviar” e aguarde até que o sistema faça o cruzamento de dados para que seja gerado o novo documento. Caso a geração do CPF seja efetivada com sucesso, será mostrado o número de inscrição no CPF e o comprovante.

O solicitante deve anotar o número ou imprimir o comprovante, já que desde o ano de 2010, a Receita Federal não emite mais os cartões de CPF.

Se houver erro nos dados informados pelo internauta na hora da inscrição, ele será orientado a comparecer a uma das agências conveniadas.

A Seduc lembra que é fundamental a inserção do número do CPF de cada aluno no SIGE, logo após a emissão.

17.04.2013
Assessoria de Comunicação da Seduc