segunda-feira, 22 de junho de 2015

É HOJE!

Olimpíada Brasileira De Cartografia

A I Olimpíada Brasileira de Cartografia - OBRAC foi um sucesso na Escola Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, porque aqui foi realizada com muito carinho, compromisso e determinação. As tarefas proporcionaram muita aprendizagem para o grupo composto pelo Professor Douglas e os Alunos João Victor, Marcelo Alves, Lara Dias e Cibele Maia, demonstrando a importância da Cartografia e suas conexões e interações com a geografia, com a matemática, a sociologia e até mesmo com a física. Parabéns a esta equipe que não mediu esforços para desenvolver todas as tarefas exigidas pela Olimpíada, atendendo a todas as orientações e recomendações. Parabenizamos o nosso Professor Douglas Holanda que dedicou tempo, recursos e usou de toda criatividade para apoiar os discentes em mais essa empreitada educacional e um agradecimento todo especial ao nosso Professor de Geografia, Antonio Carlos, pela fundamental colaboração. Douglas e Carlos são Professores com P maiúsculo, pois são comprometidos, determinados e gostam do que fazem; são empreendedores educacionais. Ficamos na torcida para que essa equipe seja selecionada para última etapa, mas é importante ressaltar que já valeu por tudo o que a OBRAC promoveu junto aos Professores, Alunos e toda a Escola e Comunidade local. Destaque para construção, pra lá de criativa e totalmente artesanal, de um tripé multifuncional analógico, fundamental para medir distâncias, ângulos e direções, informações essenciais para construção do Mapa da Escola e entorno, com foco no Açude Holandino.

 

 

Ministério Público na nossa escola

A Professora Norma Holanda, do nosso Centro de Multimeios, está determinada a mobilizar os alunos para participar da 7ª Edição do Concurso de Desenho e Redação da CGU. Para tanto busca desenvolver uma série de atividades relacionadas ao tema Pequenas Corrupções - Diga Não. Entre elas está a realização de Palestras com os educandos da nossa Escola. Nesta quinta-feira, 18/06, tivemos a presença do Promotor de nossa Comarca, Dr. Geraldo, que mexeu com os alunos, buscando despertar ainda o desejo pelo estudo e a indignação diante da corrupção. O Promotor não usou um linguajar rebuscado, mas falou claramente aos nossos jovens. "Levante o braço quem de vocês quer um bom emprego", solicitou o Promotor. "Então é preciso se esforçar e não ser corrupto e nem corruptor", concluiu. Doutor Geraldo afirmou que a corrupção é um grande mal que tira o dinheiro que vai para educação, para saúde e outros setores importantes da sociedade. Afirmou ainda que todos devem se indignar diante da corrupção, por menor que seja. Exibiu um vídeo com exemplos de corrupção e respondeu a todas as perguntas dos discentes. Agradecemos ao Ministérios Público pela atenção que dispensou a nossa Instituição, a gentileza do Doutor Geraldo e Parabenizamos a Professora Norma Holanda pelo excelente trabalho.
Sobre o Concurso
Em 2015, a Controladoria-Geral da União (CGU) realiza a 7ª edição do Concurso de Desenho e Redação. Com o tema “Pequenas Corrupções – Diga não”, o objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses temas nos ambientes educacionais. A publicação do edital está prevista para março.

Na categoria “Desenho”, poderão participar alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Enquanto na categoria “Redação”, poderão participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo alunos matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA). O concurso é voltado a estudantes de escolas públicas e privadas do país.
Neste ano, a ideia do tema veio da campanha “Pequenas Corrupções – Diga Não”, lançada nas redes sociais da CGU, em 2014, com o objetivo de conscientizar os cidadãos para a necessidade de combater atitudes antiéticas – ou até mesmo ilegais –, que costumam ser culturalmente aceitas e ter a gravidade ignorada ou minimizada.
 

sexta-feira, 19 de junho de 2015

1º Arraiá do Cumpadre Figueiredo

Agente Jovem

A I Oficina Agente Jovem aconteceu na Escola Deputado Joaquim de Figueiredo Correia no dia 16 de junho no turno tarde. Foi um momento muito especial com apresentação da metodologia, dinâmicas, debates e muitas reflexões sobre os papéis dos jovens na Escola. A Coordenadora Escolar e a Professora Coordenadora da Área de Matemática e Ciências da Natureza foram as mediadoras desse importante momento que contou com as presenças dos líderes de sala, monitores, tutores, gremistas e integrantes do Palavra Jovem (A Voz da Cidadania). Parabéns Gardênia e Érica pelo excelente trabalho. Outras formações virão e serão ainda melhores, quando os Agentes Jovens vão colocar a mão na massa e compreender ainda mais sobre suas funções na Escola.

                         
 
 

É CAMPEÃO, É CAMPEÃO!

Mantemos a tradição, e mais uma vez a Escola Deputado Joaquim de Figueiredo Correia representará a cidade de Iracema nos jogos escolares do Ceará.
Parabéns a toda equipe e aos técnicos Neném e Régia.