sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

RESULTADO DO ENEM E CRONOGRAMA SISU 2013


MEC DIVULGA RESULTADO DO ENEM 2012: 



 O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira, 28, o resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Os participantes podem acessar os resultados individuais, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem. Com o resultado do exame, os candidatos poderão disputar 129.279 vagas, em 3.751 cursos superiores por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Na primeira edição de 2013, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do sistema. As universidades têm autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de aproveitamento do exame como processo seletivo: como fase única, com o sistema de seleção unificada; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; como fase única para as vagas remanescentes do vestibular. Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem 2012. 

Dessa forma, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou outros critérios para determinada prova do Enem 2012, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota, que será informada ao candidato. De acordo com o MEC, é possível que o candidato tenha notas diferentes para cursos diferentes, já que as instituições participantes do Sisu podem atribuir pesos diferentes ou bônus nas provas do Enem 2012. Dessa forma, a nota do candidato pode variar de acordo com os parâmetros definidos pela instituição. O processo seletivo do Sisu é feito em uma única etapa de inscrição e não terá vagas para cursos a distância. O candidato deve escolher até duas opções entre as vagas oferecidas pelas instituições. 

O estudante interessado também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final dessa etapa, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). 

O processo seletivo terá duas chamadas. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente para a primeira opção. O candidato que não conseguir nota para se matricular na primeira opção e for selecionado na segunda continuará concorrendo, na chamada seguinte, à primeira opção. Assim, se na chamada subsequente o candidato já matriculado na segunda opção for selecionado para a primeira (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a matrícula na vaga da primeira opção implicará o cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção. 

 Depois das chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu divulgará para as instituições participantes uma lista de espera, que será usada para preencher as vagas não ocupadas. Nesse caso, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do sistema, e manifestar o interesse. Podem participar da lista, os candidatos não selecionados nas chamadas regulares e aqueles selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. 

Escolas públicas 

A novidade deste ano está na oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas no Sisu. Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Dessa forma, durante as duas chamadas do Sisu, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção. O sistema selecionará, dentre eles, os que tiveram as melhores notas no Enem de 2012. 

O sistema também faculta às instituições distribuir bônus como forma de ação afirmativa. A instituição atribui uma “pontuação extra” (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Nesses casos, o candidato beneficiado concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência. 


 CONFIRA O CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO NO SISU: 

07/01 a 11/01 - Período de inscrições 
14/01 - Resultado da primeira chamada 
18/01 a 22/01 - Matrícula da primeira chamada 
28/01 - Resultado da segunda chamada 
28/01 a 08/02 - Prazo para participar da Lista de Espera 
01/02 a 05/02 - Matrícula da segunda chamada 
18/02 - Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições

NOSSAS AULAS DE RECUPERAÇÃO COMEÇAM DIA 03 DE JANEIRO. VEJAM ABAIXO O CALENDÁRIO

QUER FAZER PARTE DO BANCO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO? FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA ESCOLA E PARTICIPE DO PROCESSO!






AVISO VAGAS PARA PROFESSORES TEMPORÁRIOS NA REDE ESTADUAL 2013 - AS INSCRIÇÕES JÁ COMEÇARAM. 

Se você é graduado, tem nível superior e pode ser professor, não perca esta oportunidade faça sua inscrição e concorra a vaga no banco de recursos humanos para professor temporário. 

Nos dias 27/12/12, 28/12/2012 e 02 de janeiro de 2013. Na sede da escola em que pretende lecionar poderá fazer sua inscrição. As vagas são: nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Educação Física, Arte Educação, Geografia, História, Sociologia e Filosofia, para lecionarem no Ensino Médio nas escolas públicas estaduais da 11ª CREDE, localizadas nos municípios de Erere, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara , Pereiro e Potiretama. Baixe as informações no blog da escola Dep. Joaquim de Figueiredo Correia: eefmfigueiredocorreia.blogspot.com.br 

A Seleção obedecerá às seguintes etapas: 

1ª- ETAPA: Análise do Currículo Vitae, para todos os candidatos inscritos. 

2ª ETAPA:• Entrevista com todos os candidatos inscritos, que será realizada por uma comissão formada por técnicos pertencentes à 11ª CREDE . Horário de 8:00 às 12:00 h e das 13:00 às 17: 00 horas.

SAIU O RESULTADO DO ENEM 2012 E SIMULE INSCRIÇÃO NO SISU NO PORTAL RUMO A UNIVERSIDADE

Estima-se que em janeiro de 2013 o SISU fique disponível aos estudantes, logo após a divulgação das notas do ENEM. Como sabemos, este sistema permite atualizações até o último dia. Neste sentido, duas ações devem ser estruturadas para apoiar nossos alunos neste processo:


1. Disponibilizamos no Portal rumoauniversidade.seduc.ce.gov.br o Simulador do SISU (Ver as telas abaixo).

Neste simulador, o estudante diariamente poderá fazer escolhas de dois cursos, um em cada universidade, e ficar atento à nota de corte, que poderá sofrer mudança todos os dias a partir das 21 h, dependendo das notas dos estudantes que se inscreveram no mesmo curso. É importante frisar que as Universidades e os cursos são fictícios. Para acessar ao Sistema, basta estar cadastrado no Portal, ou seja, alunos de todas as séries do ensino médio da rede pública e de escolas particulares. No primeiro acesso ao Simulador, será atribuída uma nota aleatória, que representará, simbolicamente, a nota obtida no ENEM. Este sistema ficará disponível a partir de hoje, 18, até 28 de dezembro.

2. No período em que o SISU (Oficial) estiver aberto, é importante que o(s) Laboratório(s) de Informática da escola , bem como os professores coordenadores, fiquem à disposição dos estudantes de modo a garantir o bom uso do sistema.


Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php




Entenda mais sobre o SISU:


SISU – Sistema de Seleção Unificada

Especial SISU do Guia da Carreira
Sistema de Seleção Unificada ( SISU ) é um sistema que foi desenvolvido pelo Ministério da Educação ( MEC ) para organizar e possibilitar que a maior quantidade possível de alunos use a suas notas do Novo ENEM para entrar na Universidades Federais.
Para tornar o acesso mais amplo, as inscrições para o SISU ( assim como tem sido feito com o PROUNI e o próprio ENEM ) são disponibilizadas pela internet através do site do SISU.
Todos os alunos que tenham feito o ENEM podem participar do sistema de seleção do SISU. A quantidade de vagas oferecidas pelas Universidades Federais para os alunos participantes do programa varia de acordo com a instituição ( não existe uma regra geral ).
Em relação a nota corte do SISU ( nota mínima dos alunos para concorrer as vagas ), ela é variável e muda de curso para curso e de universidade para universidade, esta nota de corte é determinada por dois fatores principais:
  • As Universidades Federais podem determinar uma nota mínima obrigatória para cada curso, de acordo com seus critérios. Esta nota pode ser, por exemplo, 400 em uma Universidade e 500 em outra, o critério escolhido para determinar esta nota mínima obrigatória é responsabilidade das Universidades. Elas também podem optar por não determinar uma nota mínima, neste caso qualquer aluno pode participar da seleção.
  • As notas dos outros alunos também determinam a nota de corte dentro da lógica do SISU. Quanto mais alunos concorrerem para uma determinada vaga e quanto mais alta for a nota deles, mais sobe a nota de corte.

Como Funciona o SISU

O SISU funciona em um sistema de turnos, durante o dia o site fica aberto para que os alunos possam se cadastrar e modificar os seus dados e durante a noite fica fechado para que o sistema possa processar as inscrições e recalcular as notas de corte.
Para poder ter certeza de que estão com a vaga garantida, os alunos devem verificar a sua situação diariamente e acompanhar as atualizações.
O SISU foi inicialmente projetado pelo MEC para ser atualizado em tempo real ( assim que um novo aluno faz a inscrição ou altera os seus dados todo o sistema é atualizado ) mas para simplificar foi estruturado no formato de turnos.
A primeira edição do SISU foi aberta em 29 de Janeiro de 2010. Segundo dados do MEC a capacidade atual de acessos simultâneos que o site do SISU pode receber é de 200.000 alunos.

Organização do SISU

Além de ser organizado em turnos, o SISU também está organizado em etapas, são 3 etapas no total:
  • Primeira Etapa
  • Segunda Etapa
  • Etapa Suplementar ( ou Etapa Final )
Como são 3 etapas, o aluno tem 3 chances de concorrer as vagas na Universidades Federais. É importante lembrar que a cada etapa todos os resultados são zerados: assim que começa uma nova etapa do SISU, os alunos tem que fazer novamente a sua inscrição. Quem se inscrever para a primeira etapa do SISU e não se inscrever para a segunda etapa, por exemplo, não concorre na segunda etapa.
Na Etapa Suplementar do SISU os alunos podem ainda se inscrever para uma lista de espera. Quem estiver nesta lista pode ser chamado caso alguém que conseguiu uma vaga desista do curso.
Confira abaixo um diagrama resumido o ciclo do SISU, contando com as 3 etapas e também com a lista de espera:

Confira os 64 finalistas do 3º Concurso Aprender e Ensinar. A Escola Deputado Joaquim está entre os semifinalistas


"Professores ganham um tablet e vão participar de seminário nacional sobre tecnologias sociais na educação, em Brasília, em fevereiro. E seis deles vão para a Tunísia no FSM 2013. O 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, promovido pela Revista Fórum e a Fundação Banco do Brasil, divulga o nome dos 64 professores que tiveram seus projetos selecionados. Estes são os finalistas do Concurso e deverão enviar à organização um projeto mais detalhado da iniciativa desenvolvida na escola até 31 de janeiro de 2013 (informações sobre como fazer serão enviadas por e-mail). Além de ganhar um tablet, eles vão participar de um seminário sobre tecnologias sociais na educação em Brasília, em 22 e 23 de fevereiro, com todas as despesas pagas pelo Concurso. Após o encontro, serão divulgados os seis vencedores que vão participar do Fórum Social Mundial na Tunísia, em março de 2013. A comissão julgadora do 3º Concurso Aprender e Ensinar destaca a qualidade dos projetos recebidos. Em geral, são iniciativas desenvolvidas com interação com a comunidade, que buscam uma transformação social, entre outras características próximas ao conceito de tecnologia social. Diante disso, a comissão selecionou iniciativas semifinalistas, que embora não vão ser premiadas farão parte da Rede de Professores Aprender e Ensinar e vão ganhar 1 ano de assinatura gratuita da Revista Fórum."
                                        Fonte: http://www.aprenderensinarts.com.br/noticia/confira-os-64-finalistas-do-3o.-concurso-aprender-e-ensinar/129

O Projeto da Escola Deputado Joaquim ficou entre os semifinalistas e além de nosso Coordenador Escolar ganhar assinatura gratuita da Revista Fórum, irá integrar a rede de professores que se utilizam de tecnologia social para promover a Educação e o empreendimento social. Abaixo a relação dos Finalistas e dos semifinalistas do Ceará:

Finalistas
Ana Patrícia da Silva Mendes – Fortaleza (CE)
Fernando Nunes de Vasconcelos – Bela Cruz (CE)
Semifinalistas
Antonio Marcos Lima de Oliveira (Iracema - CE)
Francisco Elitom R. da Silva
José Ivan Pontes Júnior
José Rinardo Alves Mesquita
José Rubens Rodrigues de Sousa
Marta Olga Caetano de Souza
Nildelly Barreto Melo
Railson Fredson da Silva Queiroz

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

DESEJAMOS QUE EM 2013 POSSAMOS FORTALECER AINDA MAIS OS NOSSOS LAÇOS DE AMIZADE


Seduc divulga resultado da seleção da 1ª etapa do Projeto Música é Para a Vida



A Secretaria da Educação divulgou nesta quinta-feira, 20 de dezembro, o resultado da seleção da I etapa do Projeto Música é Para a Vida. O objetivo do projeto é aliar arte e educação em um projeto inovador que preza pela formação musical destinado a alunos e arte-educadores da Rede Estadual de Ensino do Ceará.

Com uma programação que se estende até julho de 2013, incluindo a participação nas residências artísticas do Festival Jazz e Blues e nas oficinas do Festival Música na Ibiapaba, o projeto proporcionará uma formação diferenciada, que permite convivência e sociabilidade aos jovens músicos e educadores.



Veja o resultado: http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/129-noticias-2012/5597-seduc-divulga-resultado-da-selecao-da-1-etapa-do-projeto-musica-e-para-a-vida

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

PROJETO DA E.E.F.M. DEP. JOAQUIM DE FIGUEIREDO CORREIA DA 11ª CREDE VENCE O PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

O Projeto Palavra Jovem: A voz da Cidadania, da EEFM Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, Escola da 11ª Crede, foi vencedor do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, na categoria Escola Pública e nosso Coordenador, Professor Marcos Lima, foi a Brasília, no dia 17 de dezembro, participar da Cerimônia de Premiação e receber das mãos do Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, o troféu e R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para serem investidos no Projeto e em ações de fortalecimento dos direitos humanos em nossa Escola.  
"Dos mais de 200 trabalhos inscritos, foram selecionados nove vencedores, em quatro categorias, além de uma menção honrosa. Um deles foi o de Antônio Marcos Lima de Oliveira, que ganhou o primeiro lugar na categoria voltada para desenvolvimento de projetos de direitos humanos nas escolas públicas e particulares do país." 

Nossa Comunidade está em Festa e os integrantes do Projeto e todos os envolvidos direto ou indiretamente, comemoram mais essa conquista de nossa Instituição. Quer saber mais? entre no link abaixo: 

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18315





EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: ESCOLA DEVE CONSTRUIR CULTURA DA DIVERSIDADE, DIZ MINISTRO

Educação em direitos humanos Escola deve construir cultura da diversidade, diz ministro Segunda-feira, 17 de dezembro de 2012 - 16:38
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou nesta segunda-feira, 17, o papel da escola no combate ao preconceito e como espaço de promoção da cultura de paz e respeito ao próximo. Ele participou, com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, da entrega do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, terceira edição. “Somos um país marcado pela pluralidade”, disse Mercadante. “Nossa constituição histórica se deu por múltiplas vertentes. Quando a identidade é construída com a exclusão do outro, ela é a raiz da violência.” De acordo com o ministro, a escola deve combater essa visão. “Precisa construir uma cultura de respeito à diversidade, à pluralidade, a todas as formas e dimensões de ouvir, conhecer, ter interesse pelo que o outro traz em sua bagagem e em sua história”, salientou. 
Dos mais de 200 trabalhos inscritos, foram selecionados nove vencedores, em quatro categorias, além de uma menção honrosa. Um deles foi o de Antônio Marcos Lima de Oliveira, que ganhou o primeiro lugar na categoria voltada para desenvolvimento de projetos de direitos humanos nas escolas públicas e particulares do país. Professor na escola pública Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, no município de Iracema, Ceará, Oliveira desenvolveu o programa de rádio Palavra Jovem: a Voz da Cidadania. Com duração de 30 minutos, o programa, produzido pelos alunos com ajuda dos professores, vai ao ar todas as terças-feiras. Nele são debatidos temas como alcoolismo, exploração sexual, trabalho infantil e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. “Em algumas cidades do interior brasileiro, não há jornal local, nem televisão, nem universidade para fazer o trabalho de extensão”, observou o professor. “Cabe muitas vezes às escolas fazer esse papel, trabalhar com os alunos e suas famílias.” 

 Valores — A premiação é considerada importante mecanismo de fortalecimento de práticas educacionais que promovam a construção de uma cultura universal dos direitos humanos. Ela foi concebida como bienal para permitir, entre uma edição e outra, a troca de experiências e a reflexão sobre os projetos premiados. Uma forma de contribuir para a consolidação de uma sociedade que afirme valores como liberdade, justiça, igualdade, solidariedade, tolerância e paz. O prêmio distingue projetos de instituições educacionais e órgãos gestores da educação nos estados e municípios. Podem participar instituições públicas e particulares de educação básica e superior, secretarias estaduais e municipais de educação e instituições de educação não formal. O projeto também pode ser desenvolvido em parceria com organizações não governamentais, sindicatos, igrejas, agremiações, associações, movimentos sociais, entidades civis, empresas públicas e particulares. Nesta terceira edição, os primeiros colocados foram premiados com R$ 15 mil; os segundos, com R$ 5 mil. O Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos é uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com o patrocínio e a execução da Fundação SM. 

Paula Filizola Palavras-chave: direitos humanos, prêmio 

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18315

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA ESTEVE PRESENTE NA X EDIÇÃO DA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ - 2012









As 19 horas do dia 08 de novembro foi realizada a solenidade oficial de abertura da Bienal do Livro com programação seguindo até o dia 18/11, com diversas atividades para o público, como palestras, bate-papos com escritores, lançamentos de livros, colóquios, mesas redondas, contação de histórias e outras atrações musicais.
Em sua décima edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará prestará uma homenagem a ilustres nomes da literatura nacional e internacional, como: o nigeriano Wole Soyinka, ganhador do Nobel de Literatura 1986; o cearense Rafael Sânzio de Azevedo, Doutor em Letras pela UFRJ, com tese sobre “A Padaria Espiritual e o Simbolismo no Ceará”, e membro da Academia Cearense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 1, cujo patrono é Adolfo Caminha; e o norte-riograndense José Cortez, ex-lavrador, que saiu do sertão e, através da literatura, se tornou um dos principais editores do Brasil, tendo fundado a Editora Cortez. Além desses, também será homenageada (post mortem) a escritora e abolicionista Francisca Clotilde, contemporânea da Padaria Espiritual, que completaria 150 anos de vida em 2012. Nossa Escola Figueiredo Correia esteve presente a este importante evento, representada por professores, gestores e alunos. 

NOSSA PARTICIPAÇÃO NA FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA











terça-feira, 11 de dezembro de 2012

LUTO PELO FALECIMENTO DO PAI DOS NOSSOS COLEGAS DE TRABALHO E AMIGOS COSME ROQUE E MANOEL NYRAUDO


A toda a família Roque o  sincero pesar pela morte do Ilustríssimo Senhor Cosme Roque Neto (Cocó), pai dos nossos colegas de trabalho e amigos Cosme Roque Filho (Júnior) e Manoel Nyraldo, de toda nossa comunidade escolar. 

Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso?
O testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices
                                   (João 11:25-26; Salmo 19:7).

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA BRILHA NA V FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA

ESCOLA SEM GRIPE: I LUGAR GERAL DA 5ª FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA: NOTEBOOKS PARA ARTHUR AMATUS, HELYSON LUCAS E HELENA LOPES

II LUGAR EM CIÊNCIAS HUMANAS: NUTRIÇÃO (PARABÉNS LIDUINA, LUMA E ANA CLÁUDIA)

I LUGAR NA CATEGORIA LINGUAGENS E CÓDIGOS: VALEU CÍCERO BENIGNO, JEFFERSON ALVES E LILIAN MAGALHÃES

I LUGAR NA CATEGORIA CIÊNCIAS DA NATUREZA: ESCOLA SEM GRIPE  

AGORA VAMOS A FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS E CULTURA

IRACEMA BRILHOU NA 5ª FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA