domingo, 22 de março de 2009

ENSINAR MATEMÁTICA É DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO

TURMA DO 9° ANO APRENDENDO MATEMÁTICA COM JOGOS MENTAIS
APRENDENDO MATEMÁTICA COM JOGOS MENTAIS
Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, Como educadores matemáticos devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.
Os jogos se convenientemente planejados são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.
Acreditando nesse pensamento, o professor de matemática do 9° ano, José Gildenes Pereira Lima, estimulou está prática pedagógica com seus alunos. Desenvolve o projeto: JOGOS MENTAIS DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO. Vem trabalhando os seguintes exercícios: Jogos com palitos - exercícios com retas - exercícios com linhas de ligação - decifre o enigma - jogos com advinhação - exercício de quociente, entre outros jogos criativos e educativos. Relação dos alunos vencedores nessa primeira fase, com 26,5 pontos: Fabiana Nunes, João Filho, Aparecida Silvestre, Camila Mirke, Carla Cristina, Alan Kardec, Carlos Marcus, Lucas Nogueira. O professor conseguiu brindes para comemorar com seus alunos esses bons momentos de aprendizagem.
A escola Figueiredo Correia fica feliz por perceber que nossos professores não cansam em buscar novas alternativas para dinamizar e viabilizar com maior eficiência o processo de ensino aprendizagem dos nossos educandos. Temos algumas fotos desses momentos em sala de aula.

Nenhum comentário :