sexta-feira, 28 de agosto de 2009

EXPOSIÇÃO DE CIÊNCIAS DA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA - EXCEFIC 2009






A nossa VI Edição da Exposição de Ciências da Escola Deputado Joaquim - Excefic foi um sucesso na nossa visão e na opinião de muitos especialistas e pessoas da sociedade que estiveram presentes a este evento escolar. Menos barulho, gastos com materiais e ôba ôba e mais aprofundamento científico, observando as etapas e métodos de investigação de problemáticas que enfrentamos no nosso dia-a-dia. Nossa meta não é quantidade e sim qualidade! A professora Sandra Rodrigues, nossa Superintendente, esteve presente na nossa Exposição, juntamente com a professora do NTE Mara Rúbia, da 11ª Crede, e elas se encantaram com alguns de nossos projetos científicos, em especial a Web Rádio - Educassom, que leva a educação e a nossa Escola através da rede mundial de computadores. Esse projeto é um dos fortes concorrentes ao Prêmio Projetos do Think Quest. Este ano nosso foco foi o Meio Ambiente e como não poderia ser diferente exigimos dos alunos e professores uma redução dos gastos de recursos materiais, tais como isopores, cartolinas, fitas escote, impressões e etc., como forma de ensinar pelo exemplo a usarmos com racionalidade nossos recursos. Acima e abaixo temos as fotos que registraram essa belíssima discussão e (re)construção do conhecimento e logo em seguida os resultados com os projetos vencedores da etapa escolar que deverão estar em Jaguaribe concorrendo, na Feira Regional de Ciências, a crendenciais para Feira Estadual:

RESULTADO DA EXCEFIC 2009

Linguagens e Códigos:

1º lugar.......Web rádio “Educasom...............19,3 pontos
2º lugar.......Educação Postural.....................17,1 pontos

Ciências da Natureza e Matemática:

1º lugar - Castanhola: Fruto que ninguém quer, riqueza que poucos sabem....................................................................20,0 pontos
2º lugar - Limão: O Reio das Frutas Curativas............16,5 pontos
3º lugar - A Cura na Natureza...................................15,0 pontos
4º lugar - Jovens Eletricistas.....................................12,0 pontos
5º lugar - Descobertas do Café.................................12,0 pontos

Ciências Ambientais:

1º lugar - Energia Pra dar e vender....................17,6 pontos
2º lugar – Um Problema: Qual Será a Solução.....17,1 pontos

Ciências Humanas:
1º lugar Onde Ficam os direitos humanos? ..........19,3 pontos
2º lugar Um Gentileza por dia.............................16,0 pontos

Obs.: O Projeto com o Pé na Serra da Extensão de Enisno já está selecionado para Fase Regional da Feira de Ciências. abaixo veja mais registros fotográficos da Excefic 2009:



sábado, 22 de agosto de 2009

ESCOLHA DA RAINHA DO FOLCLORE DE IRACEMA



"...Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça..."

No dia 22 de agosto a Secretaria Municipal da Cultura, do Desporto e do Turismo- Secdetur, realizou uma bonita comemoração no mês do Folclore, relebrando nossas origens e raizes. Na ocasião tivemos belissimas apresentações que enfatizaram nossos costumes e tradições, também tivemos a Escolha da Rainha do Folclore, quando adolescentes das Escolas Públicas e Particulares vestindo trajes típicos da cultura da nossa gente desfilaram e se apresentaram para os jurados e para o público em geral. A Escola Deputado Joaquim também esteve presente neste evento e nossa rainha era a mais bela. Paloma Magalhães da 2ª série A deu um verdadeiro show de simpatia, desenvoltura e charme com seu belo vestido de Rainha da quadrilha junina e mesmo ficando em segundo lugar, na visão dos jurados, para nós ela foi a grande campeã. Parabéns Paloma e contineu linda e cheia de graça.

sábado, 15 de agosto de 2009

ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA NA EXCETEC - COLÉGIO CHRISTUS

NOSSOS ALUNOS NO PORTO D'ALDEIA RESORT (FORTALEZA)
PREPARAÇÃO PARA MARATONA DE APRESENTAÇÕES NA EXCETEC 2009

STANDER DO PROJETO EDUCAÇÃO NAS ONDAS DO RÁDIO NA EXCETEC 2009 - COLÉGIO CHRISTUS


ESCOLA DEPUTADO JOAQUIM NA EXCETEC - COLÉGIO CHRISTUS


MOMENTO DE ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO:
NOSSO PROJETO GANHA CREDENCIAIS PARA PARTICIPAR DE OUTROS EVENTOS CIENTÍFICOS PELO BRASIL
Já dizia Bruce W. Currie: Quando as palavras fogem, as flores falam. Eu peço licença ao "poeta" para brincar com seu pensamento e dizer que quando as palavras fogem, as imagens falam. Pouco precisa ser dito diante das imagens acima que registraram nossa participação na Excetec 2009 do Colégio Christus. Certamente reconhecer os esforços dos nossos alunos Marcos Aurélio e Raul Holanda, que voltaram a nossa Casa Educacional com um olhar e sorriso de agradecimento pelas oportunidades conquistadas através de uma Escola Pública que vem Educando seus jovens com muita Responsabilidade. Registrar a importancia de todos os esforços da professora Norma Holanda, nossa Diretora, do professor Marcos Lima, nosso coordenador escolar sempre atento e disponível em todas as solicitações, bem como a professora Sandra Rodrigues, Superintendente da Escola Deputado Joaquim, pela dedicação ao processo, também agradecer as professoras Socorro Lopes e Maria Isabel que coordenam o Projeto Educação nas Ondas do Rádio. Estendemos nossos agradecimentos ao Governo do Estado do Ceará, nas pessoas da Secretária de Educação, a professora Isolda Cela, o Dr. Ildivam Alencar e a professora Conceição Ávila; a 11ª Crede - Jaguaribe em nome da professora Elizabete Araujo nossa Coordenadora, por oferecerem as condições para que nossa equipe pudesse desempenhar bem o seu papel na Excetec 2009. É com muita satisfação que informamos que o Projeto Educação nas Ondas do Rádio ganhou, nesta Edição da Excetec, credenciais para participar de outros eventos científicos pelo país. A vocês participantes deste importante e vitorioso projeto científico, recebam o reconhecimento e os parabéns de todos os que fazem esta comunidade escolar!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

AÇÕES DE FORTALECIMENTO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL E DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

EQUIPE LIBERDADE E CONQUISTA:
SOLICITA APROVAÇÃO DOS ALUNOS PARA RENOVAR A DIRETORIA DO GRÊMIO ESCOLAR
CANDIDATOS SE APRESENTAM E FALAM DAS PROPOSTAS PARA FORTALECER O MOVIMENTO ESTUDANTIL PROJETO ALUNOS NOTA 10:
O PAINEL DE DESTAQUES DOS ALUNOS NOTA 10 AUMENTA A CADA BIMESTRE

PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS NOTA 10!!!
DESTAQUES: DAYSER MARIA, THAIS LÔBO, MALLENA NOGUEIRA E CARLOS MARCOS


CERTIFICAÇÃO AOS PARTICIPANTES DA CAPACITAÇÃO
SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS

O Momento Cidadão do dia 14 de agosto (sexta-feira) foi dedicado especialmente ao Fortalecimento do Movimento Estudantil e da Gestão Democrática na Escola Deputado Joaquim. Na ocasião foi apresentado pela professora Norma Holanda, nossa diretora, o Conselho de Classe dos Estudantes, formado através da eleição direta e secreta dos líderes e vice-lideres das salas de aula da sede da nossa Escola, bem como da Extensão de Ensino, apresentada a Comissão Eleitoral que organizará o pleito para renovação da Diretoria do Grêmio, de acordo com o estatuto deste colegiado, e a primeira chapa formada para concorrer a eleição que acontecerá nesta terça-feira (18/08/09). Os alunos da chapa única, até o presente momento, intitulada Liberdade e Conquista falaram um pouco do que pensam a respeito do Grêmio Estudantil e já expuseram algumas de suas propostas para fortalecer o Movimento dos Estudantes Figueirenses. Neste Momento Cidadão também fizemos a entrega de brindes, simbolos de uma importante conquista, aos alunos vencedores do Projeto Aluno Nota 10: Carlos Marcos da Silva, Dayser Maria Gonçalves Pereira, Mallena Nogueira Lira, Thais Lôbo. Cabe ressaltar que a cada bimestre/período mais alunos se destacam e nosso painel aluno nota 10 cresce significativamente. Também aconteceu a entrega dos Certificados de 40 horas aos alunos participantes da Capacitação sobre Gêneros Textuais, ministrada na nossa Escola pelos estagiários da UERN - Campus Avançado de Pau do Ferros/RN. As fotos acima retratam a importância desse espaço de debates e como já afirmamos, de fortalecimento da Gestão Democrática nesta Instituição de Ensino.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PAIS E GESTORES DISCUTEM RENDIMENTO ESCOLAR DO II BIMESTRE


Reuniram-se no dia 10 de agosto, nas dependências da nossa Escola, os pais de nossos alunos e os gestores da Deputado Joaquim para debaterem o rendimento escolar do II bimestre, socializarem conquistas e debaterem problemáticas, além é claro de serem feitas prestações de contas e promovido informes diversos, entre eles o dia da Olimpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a realização da nossa Exposição de Ciências da Escola Figueiredo Correia - Excefic 2009, o desfile do 7 de setembro, da Prova Brasil e Spaece 2009. Falamos da problemática dos celulares em sala de aula, da não condução, por parte de alguns alunos, do livro didático para sala de aula e da importância da participação dos pais em todo esse processo. Por último dissemos aos pais do nosso orgulho em ver uma de nossas alunas, a Dayse Maria da 1ª série A - Médio, selecionada para participar da I Fase do Projeto Jovens Embaixadores, e fizemos a entrega dos boletins de acompanhamento aos rendimentos e frequência.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

PROJETO MOMENTO CIDADÃO!

ESPAÇO DE IMPORTANTES DEBATES
DESTA COMUNIDADE ESCOLAR
PROJETO EDUCAÇÃO NAS ONDAS DO RÁDIO

Ocasião em que toda a comunidade escolar se reune para socializar experiências exitosas, debater problemáticas e exercitar a cidadania. Falamos do Projeto Momento Cívico ou a partir de agora Momento Cidadão, afirmamos com muita convicção que ele já faz parte do patrimônio imaterial da Escola Deputado Joaquim e temos orguho em dizer que esse espaço tem sido palco de belas histórias educacionais. Na sexta-feira, dia 07/08, nos turnos tarde e noite, tivemos momentos memoráveis, com as boas vindas oficiais aos alunos para este semestre pela professora Norma Holanda, nossa diretora, execução dos hinos oficiais e informes sobre conquistas da Instituição de Ensino, tais como liberação de recursos para construção do laboratório educativo de informática, bem como para o início do processo de acessibilidade. Também dispensamos nosso reconhecimento e agradecimento aos desportistas da Escola Figueiredo Correia pela belíssima atuação na Fase Macro-Regional das Olimpiadas Escolares que aconteceu na cidade de Morada Nova, tiramos dúvidas e ao mesmo tempo tentamos derrubar alguns mitos relacionados a Influenza A (Gripe Suína). A Fase Escolar da Feira de Ciências, a escolha dos líderes das turmas e formação do Conselho de Classe Estudantil também tiveram destaques neste I Momento Cidadão do II Semestre Letivo, mas o ponto alto do evento foi a apresentação do Projeto Educação nas Ondas do Rádio, quando os alunos Marcos Aurélio Holanda Guerra e Raul Holanda Oliveira Magalhães da 3ª Série do Ensino Médio, deram verdadeiro show de domínio das etapas de um trabalho científico e demonstraram que são sim favoristos na Feira de Ciências do Colégio Christus, na qual estarão presente entre os dias 10, 11, 12 e 13 na cidade de Fortaleza com este projeto científico na área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias. Estes discentes, juntamente com as professoras coordenadoras do Projeto, representarão a Escola Deputado Joaquim e toda a região da 11ª Crede neste importante evento científico. Click nas fotos acima e vejam o quanto foi emocionante este momento, de acordo com depoimentos da nossa diretora.