quinta-feira, 2 de junho de 2011

INDISCIPLINA EM SALA DE AULA



Indisciplina em sala de aula não é novidade para nós educadores dos tempos atuais. Como ensinar, fazer com os alunos aprendam quando existem grupos que agem dentro da sala de aula de forma que torna complicada a situação de aprendizagem do conteúdo. Tumultua a sala de aula e deixa o professor(a) vulnerável. Como apoiar os professores e os alunos que não se sentem confortáveis com a indisciplina em sala de aula? A indisciplina ocorre a partir de uma situação de conflito e enfrentamento entre alunos que culmina em atrapalhar o professor no desenvolvimento da aula. Nossa atitude neste caso, dependendo do julgamento do professor no momento ele poderá encaminhar os alunos envolvidos no caso juntamente com o Líder de Classe para a direção ou coordenação e chegando a direção ou coordenação escolar registramos o fato no livro de ocorrências e a partir de então iniciamos a conversa no sentido de através do diálogo devolver a tranquilidade para sala de aula. Assim o aluno que foi encaminhado não retorna pra sala de aula até que troque de professor e ocorrido em sala de aula seja entendido que possa retornar pra sala. Trazemos a carteira do aluno para a sala da coordenação e ficamos com eles até que possa retornar para sala de aula. Também os alunos levam pra casa uma advertencia/comunicado para que os pais ou responsável assine e devolva pra escola para tomar ciência do comportamento do aluno. Dependendo da gravidade ou reincidencia será solicitada presença da familia e/ou Conselho Tutelar. Pensamos que o professor vai ganhar respeito de seus alunos. Este respeito é uma porta aberta para, através do clima de diálogo com os alunos, buscar soluções adequadas para melhorar as condições de aula e inibir comportamento indesejado. Nossa atuação funciona nesse sentido de preservar o espaço da sala de aula como local ideal de aprendizagem. Acreditamos que já conseguimos muitos avanços, mas o caminho é longo.

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