segunda-feira, 29 de abril de 2013

PROFESSOR CÍCERO BENIGNO TRABALHA COM SEUS ALUNOS OS FASCÍCULOS DO CURSO DIREITOS HUMANOS E GERAÇÃO DA PAZ








Na sexta-feira, 26/04/13, tivemos um exemplo de que uma aula bem planejada e bem executada gera bons resultados e quase nenhuma indisciplina. O professor Cícero Benigno organizou tudo direitinho na 2ª C - Tarde, pensou em todos os detalhes e até mesmo a organização das carteiras mereceu seu cuidado. Esse é um bom exemplo e deve ser seguido por todos, porém infelizmente ainda observamos professores que não planejam suas atividades para serem desenvolvidas em sala de aula, pelo menos não como deveria ser, e isso reflete em todo o processo. Ao mesmo tempo em que parabenizamos o professor Cícero pelo excelente trabalho realizado e certamente pelos objetivos alcançados, também oferecemos dicas para todos de como planejar bem nossas aulas:

10 MANEIRAS DE COMO PLANEJAR UMA BOA AULA

01 – REGISTRE SEU PLANEJAMENTO.
Preencha o seu plano com todo cuidado, observe todos os detalhes, inclusive considerando o número de alunos e a organização das carteiras.  Anote tudo, no fim do dia, tudo o que você fez em classe. Esta é uma forma de você analisar o que está ou não dando certo em seu trabalho! Tem professor que só tem o seu plano em sua cabeça, complicado demais para analisar e acompanhar; 

2 – O PLANO É PARA SER CUMPRIDO.
Não elabore planos apenas para ficar no papel, na gaveta ou que se quer é levado para sala de aula. Os planos diários de aulas devem ser úteis e que sejam de fácil compreensão.

3 - CONHEÇA BEM DE PERTO O SEU ALUNO.
Pergunte-se sempre: “O que meu aluno deve e pode aprender?”, planeje a aula de forma fácil e objetiva. 

4 - SE NECESSÁRIO, FAÇA UM PLANO DE AULA PARA CADA TURMA.
O planejamento deve ser sempre alterado, de acordo com as necessidades da turma.

5 - ESTUDE PARA ENSINAR BEM.
Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe, porém é preciso, também, saber como ensinar.

6 - COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE.
Você deve saber se os temas trabalhados em sala são importantes do ponto de vista do aluno. Pense: Como passar dever de casa para se fazer pesquisa na rede mundial de computadores se a maior parte dos alunos não dispõe de computador e acesso a internet?

7 - DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE.
Os critérios para estabelecer o que é mais importante ensinar devem ser as necessidades dos alunos.

8 - PESQUISE EM VÁRIAS FONTES.
Toda aula requer material de apoio. Busque informações em livros, em revistas, na Internet e etc.

9 - USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO.
Métodos como: aulas expositivas, atividades em grupo, uso correto do lei, pesquisas, seminários são excelentes aliados!

10 - NÃO ESQUEÇA O DEVER DE CASA.
Lembre-se que todo plano deve contemplar também o dever de casa, afinal de contas ele começa e terminar na escola. O Planejamento da aula deve começar (correção) e terminar com o dever de casa. 
  
Fonte: http://groups.google.com/group/professoressolidarios?hl=pt-BR  

Adaptado pela coordenação escolar 

Nenhum comentário :