quarta-feira, 11 de março de 2015

Pluviômetro Artesanal

O Professor Douglas, cansado de ficar ouvindo a mesma pergunta de sempre após uma chuva em nossa cidade (Essa chuva foi de quantos milímetros?), decidiu construir, juntamente com o aluno João Victor Freitas, um Pluviômetro Artesanal. ´É muito simples! Faça você também:
A medição da quantidade de chuva de um determinado local é dada através do índice pluviométrico, que consiste numa medição em milímetros, por exemplo, quando se fala que choveu 10 milímetros na cidade, significa que essa seria a altura média alcançada pela água a partir do chão, na área total da cidade em determinado período de tempo. Esse índice é obtido através de estações meteorológicas espalhadas em diferentes pontos munidas de um aparelho chamado pluviômetro.
O pluviômetro significa (pluvio = nuvem carregada de chuva + metro = medida). É um instrumento que recolhe a água da chuva e determina o valor da precipitação, medida em milímetros.
Na busca por metodologias diferentes e que tornem as aulas mais atrativas e dinâmicas, realize uma atividade de construção de um pluviômetro para o monitoramento do índice pluviométrico da própria escola. Nessa atividade serão trabalhadas noções de conhecimento do tempo, clima e estatística.
Divida a turma em grupos com 5 integrantes cada, sendo cada grupo responsável pela construção do pluviômetro e monitoramento dos dados obtidos. A construção do equipamento é simples e muito rápida, confira.
Materiais para a construção de um pluviômetro:
- Garrafa Pet lisa. 
- Fita adesiva transparente. 
- Régua de plástico. 
- Areia. 
- Cimento.

Pluviômetro Artesanal
1° - Corte a parte de cima da garrafa logo abaixo onde termina a curva, fazendo assim um funil. 
2° - Misture a areia com cimento e coloque um pouco de água, formando uma massa, sem deixar ficar muito aguado. 
3° - Coloque no fundo da garrafa até ficar levemente acima da linha entre a parte lisa e a curvatura da base. 
4° - Dê várias batidinhas nas laterais da garrafa para assentar bem a massa, ao chegar à linha, jogue um pouquinho de cimento sobre a água que deve ter empoçado, dê mais algumas batidinhas e deixe secar por 12 horas. 
5° - Verifique se a superfície do cimento ficou bem plana. Caso não tenha ficado, jogue um pouquinho de cimento com água para deixá-la assim. 
6° - Deixe secar por uns dois ou três dias. 
7° - Prenda a régua verticalmente do lado de fora da garrafa com a fita adesiva, de maneira que o zero da régua fique exatamente rente a superfície do cimento. 
8° - Coloque o funil na boca da garrafa, conforme a foto acima.

Para a maior eficiência do pluviômetro, é ideal instalá-lo em campo aberto e pelo menos a 1,5m de altura.
Agora é só realizar a atividade, acompanhando as precipitações pluviométricas e anotando os dados obtidos. No final de um período (uma ou duas semanas), já se pode realizar a média da quantidade de chuva.
 

Nenhum comentário :