segunda-feira, 22 de junho de 2015

Ministério Público na nossa escola

A Professora Norma Holanda, do nosso Centro de Multimeios, está determinada a mobilizar os alunos para participar da 7ª Edição do Concurso de Desenho e Redação da CGU. Para tanto busca desenvolver uma série de atividades relacionadas ao tema Pequenas Corrupções - Diga Não. Entre elas está a realização de Palestras com os educandos da nossa Escola. Nesta quinta-feira, 18/06, tivemos a presença do Promotor de nossa Comarca, Dr. Geraldo, que mexeu com os alunos, buscando despertar ainda o desejo pelo estudo e a indignação diante da corrupção. O Promotor não usou um linguajar rebuscado, mas falou claramente aos nossos jovens. "Levante o braço quem de vocês quer um bom emprego", solicitou o Promotor. "Então é preciso se esforçar e não ser corrupto e nem corruptor", concluiu. Doutor Geraldo afirmou que a corrupção é um grande mal que tira o dinheiro que vai para educação, para saúde e outros setores importantes da sociedade. Afirmou ainda que todos devem se indignar diante da corrupção, por menor que seja. Exibiu um vídeo com exemplos de corrupção e respondeu a todas as perguntas dos discentes. Agradecemos ao Ministérios Público pela atenção que dispensou a nossa Instituição, a gentileza do Doutor Geraldo e Parabenizamos a Professora Norma Holanda pelo excelente trabalho.
Sobre o Concurso
Em 2015, a Controladoria-Geral da União (CGU) realiza a 7ª edição do Concurso de Desenho e Redação. Com o tema “Pequenas Corrupções – Diga não”, o objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses temas nos ambientes educacionais. A publicação do edital está prevista para março.

Na categoria “Desenho”, poderão participar alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Enquanto na categoria “Redação”, poderão participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo alunos matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA). O concurso é voltado a estudantes de escolas públicas e privadas do país.
Neste ano, a ideia do tema veio da campanha “Pequenas Corrupções – Diga Não”, lançada nas redes sociais da CGU, em 2014, com o objetivo de conscientizar os cidadãos para a necessidade de combater atitudes antiéticas – ou até mesmo ilegais –, que costumam ser culturalmente aceitas e ter a gravidade ignorada ou minimizada.
 

Nenhum comentário :