segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Somos destaque no site da SEDUC com mais um projeto dos nossos alunos

EEFM Dep. Joaquim de Figueiredo Correia mostra alternativa para remoção de petróleo

EEFM Dep. Joaquim de Figueiredo Correia mostra alternativa para remoção de petróleoUm projeto da Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, em Iracema, município localizado a 285 quilômetros de Fortaleza, foi selecionado para participar, no próximo mês de outubro, da Mostratec, maior feira de ciências e tecnologia da América Latina que acontece em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. A proposta da unidade de ensino é produzir um cristal para solucionar de forma simples, econômica e rápida problemas que ocorrem por falta de bons equipamentos de remoção de petróleo em água, de petróleo incrustado em tanques de navios e impermeabilizantes em materiais de construção.

O trabalho desenvolvido pelos alunos Gabriel Moura e Myllena Cristina, orientados pela professora Érica Bezerra, foi escolhido como o melhor entre os inscritos do Ceará.  Como prêmio, o grupo receberá do CNPQ inscrição, passagens e hospedagem.

Conforme Érica Bezerra Costa, o projeto Cristalização do Poliestireno expandido: um novo método de gerenciamento ambiental na área marítima e civil tem muita relevância dos pontos de vista ambiental e econômico. "No desenvolvimento desta pesquisa, foi obtido um cristal a partir de resíduos de Poliestireno Expandido (PEX), conhecido popularmente como isopor, que em testes demonstrou ótimo resultado na produção sem resíduos poluentes" - esclarece a professora que também destaca a parceria do universitário Helyson Lucas, ex-aluno da Escola, que hoje está no IFCE, de Limoeiro do Norte.  

Para se ter uma ideia da importância da experiência nesse ramo de pesquisa, o cristal desenvolvido pelos estudantes é 56 vezes mais eficiente e 120 vezes mais barato que os outros materiais testados. Gabriel de Moura Martins diz que após o período de testes, perceberam a relevância social do projeto. "Pode contribuir para impactos positivos em diversas áreas" - ressalta.

Myllena Cristyna reconhece ainda que o projeto influenciou seu desempenho na escola. "Este trabalho está tendo um grande impacto na minha aprendizagem e vem despertando minha preocupação com meio ambiente e curiosidade com relação à pesquisa científica".

Em breve, o grupo cearense mostrará seu projeto aos colegas dos demais estados brasileiros e de outros países e também terá oportunidade de conhecer novas experiências. "Ficamos felizes em dar nossa contribuição e também de ter o reconhecimento do CNPQ para que possamos fazer essa discussão em todo o país" - frisa a professora Érica Bezerra.

Nenhum comentário :