Escola Figueiredo Correia é a primeira da região da CREDE 11 em investir em um moderno sistema de monitoramento e segurança por câmeras, comprovando o cuidado, zelo e carinho dessa gestão por nossos alunos, professores e funcionários, além de garantir segurança do nosso patrimônio. Por enquanto só duas salas de aula estão sendo monitoradas, mas nosso objetivo é expandir o processo para todos os espaços de aprendizagem. Agradecemos a Crede 11 nas pessoas do Professor Neyrismar Santos e Jocildo Barbosa, e a Secretaria da Educação por mais esse benefício que é garantido para esta comunidade escolar.
sexta-feira, 25 de abril de 2014
quinta-feira, 24 de abril de 2014
ELEIÇÕES PARA O GRÊMIO ESTUDANTIL
ATENÇÃO ALUNOS DA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA! PARTICIPEM DO PROCESSO DE RENOVAÇÃO DA DIRETORIA DO GRÊMIO ESTUDANTIL. JÁ TEMOS MUITAS CHAPAS INSCRITAS. A ELEIÇÃO SERÁ NO DIA 30 DE ABRIL.
Projeto “ENEM - Chego Junto, Chego Bem” divulga manual do Descomplica.
O projeto da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), “Enem – Chego Junto, Chego Bem”, divulga manual para orientar alunos e professores no uso da plataforma online Descomplica.
O tutorial abaixo explica os procedimentos gerais de acesso a plataforma do DESCOMPLICA. Confira!
O tutorial abaixo explica os procedimentos gerais de acesso a plataforma do DESCOMPLICA. Confira!
ENEM
Atenção Galera do Terceirão e do Segundão! Lembrem-se que sem RG e CPF não tem Enem. As inscrições começam em MAIO. Providenciem com urgência seus documentos e não deixe de participar desse importante momento.
quinta-feira, 17 de abril de 2014
JOVEM DE FUTURO: NOVO EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA PARA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA
EXTRA EXTRA! LANÇADO UM NOVO EDITAL PARA TUTORIA EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA (SEDE E EXTENSÃO DE MATRÍCULA) PARA 2014. DÚVIDAS ENTREM EM CONTATO COM OS GESTORES NA ESCOLA DEPUTADO JOAQUIM DE FIGUEIREDO CORREIA.
terça-feira, 15 de abril de 2014
ATENÇÃO PROFESSORES, PAIS E ALUNOS: VEJAM OS NOVOS CRITÉRIOS PARA PREMIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SPAECE/ENEM
Os critérios para premiação dos alunos com melhores desempenhos nas provas SPAECE e ENEM sofreram algumas alterações através da Lei n.º 15.572, que foi publicada no Diário Oficial do Estado n.º 064 - Série 3 Ano VI caderno 1/3 página 5, no dia 07 de abril de 2014.
Segundo a publicação, a premiação será de acordo com os seguintes critérios:
- Alunos do 1º ano: Regra anterior, ou seja, 350 pontos em matemática e 325 em língua portuguesa no SPAECE.
- Alunos do 2º ano: Aqueles que obtiverem média de 540 pontos no ENEM,
- Alunos do 3° ano: Os que obtiveram 560 pontos no ENEM.
Confira a publicação na íntegra
Art.1º O art.1º da Lei nº14.483, de 8 de outubro de 2009, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art.1º Os alunos das 3 (três) séries do ensino médio das escolas da rede estadual de ensino do Ceará serão premiados com um notebook conforme o seu desempenho nas provas anuais do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE, ou do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, nos seguintes termos:
I - os alunos do 1º ano do ensino médio que alcançarem as médias de proficiência adequadas em língua portuguesa e em matemática na avaliação anual do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE;
II - os alunos do 2º ano do ensino médio que obtiverem, na média geral das provas do ENEM, pontuação igual ou superior a 540 (quinhentos e quarenta) pontos ou que alcançarem as médias de proficiência adequadas em língua portuguesa e em matemática na avaliação anual do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE, quando forem escalados para fazer o SPAECE amostral;
III - os alunos do 3º ano do ensino médio que obtiverem, na média geral das provas do ENEM, pontuação igual ou superior a 560 (quinhentos e sessenta) pontos ou que alcançarem as médias de proficiência adequadasem língua portuguesa e em matemática na avaliação anual do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE, quando forem escalados para fazer o SPAECE amostral. §1º Conforme a escala de proficiência do SPAECE que vai de 0 (zero) a 500 (quinhentos) pontos, o nível adequado para o ensino médio iniciase a partir de 325 (trezentos e vinte e cinco) pontos em língua portuguesa e 350 (trezentos e cinquenta) pontos em matemática.
§2º A referência para identificação dos alunos serão as bases de dados de resultados do ENEM a serem solicitadas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP e do SPAECE entregue à SEDUC pela instituição responsável pela avaliação.
§3º No caso da premiação pelo desempenho no ENEM, será divulgado para cada escola o código dos alunos e suas referidas pontuações para que estes se apresentem com o comprovante de seu resultado para poderem fazer jus à sua premiação, considerando que a base de dados fornecida pelo INEP mantém em sigilo o nome dos alunos.
§4º A cada ano, fazendo-se necessário, o Poder Executivo estabelecerá, em ato próprio, adequações às regras de concessão desta premiação.”(NR)
Art.2º Ficam convalidadas as premiações com base nos resultados do SPAECE, concedidas nos anos anteriores, nos termos da Lei nº 14.483, de 8 de outubro de 2009, alterada pela Lei nº 14.691, de 30 de abril de 2010.
Art.3º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.
Art.4º Revogam-se as disposições em contrário
sexta-feira, 11 de abril de 2014
Reunião de Gestores na 11ª CREDE
O dia de 10/04 foi bastante movimentado para os gestores da nossa Escola Figueiredo Correia em Jaguaribe, sede da 11ª Crede. Reunião dos gestores, apresentação do Diretor Marcos Lima, com avaliação do Projeto Jovem de Futuro (Escolas do Ciclo II), inauguração da Academia Ao ar Livre da Escola Cornélio Diógenes e muita reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos e a serem desenvolvidos ainda neste 1º semestre.
Palavra Jovem
O Palavra Jovem desta Semana foi muito especial, pois tratou de dois assuntos muito importantes: O Programa Saúde na Escola, que tem a Professora Liduina como grande articuladora das ações na Escola Figueiredo Correia, e a Semana Saúde na Escola 2014 que vai de 07 até dia 11 de abril.
A Semana Saúde na Escola é uma grande mobilização promovida pelos Ministérios da Saúde e Educação e que envolve Escolas Públicas, Secretárias Estaduais e Municipais de Saúde e Educação. Essa Semana tem como tema: as práticas corporais, atividade física e lazer numa perspectiva de cultura de paz e direitos humanos. A Galera do Palavra Jovem: A Voz da Cidadania, entrevistou a Enfermeira Kaliane Holanda, que coordena o Programa em nível de município.
O Programa Palavra Jovem vai ao ar toda terça-feira, das 8:00 as 8:30 na Iracema FM, e é composto por alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, e coordenado pela professora Gardênia Lúcia.
A semana da Saúde na Escola 2014
No dia 09/04 tivemos um momento bem diferenciado que movimentou o nosso corpo estudantil. O pessoal do NASF, aliado ao PSE, vieram promover saúde e estimular as práticas esportivas junto aos nossos alunos. Essa ação é parte da programação que vai do dia 07 até dia 11 de abril.
A semana da Saúde na Escola 2014 é uma grande mobilização promovida pelos Ministérios da Saúde e Educação e que envolve Escolas Públicas e o NASF . Essa Semana tem como tema: as práticas corporais, atividade física e lazer numa perspectiva de cultura de paz e direitos humanos.
Tivemos as presenças do Psicólogo, da Fisioterapeuta, Nutricionista e profissionais da Educação Física, todos da rede municipal, que abordaram a cultura de paz, direitos humanos, nutrição e a importância da prática física para o bem estar individual. E assim, esses profissionais desenvolveram várias atividades nos turnos matutino e vespertino, que fizeram os nossos alunos suarem a camisa e se divertirem.
As equipes que tiraram em primeiro lugar na pontuação do conjunto da provas ganharam medalhas e ainda inscrições grátis na Academia de Musculação Fitness.
Prática experimental na turma do 2° Ano B da Escola Figueiredo Correia
Mais uma vez a Professora Silvia Felipe mostrou seu empenho e dedicação em planejar aulas dinâmicas e com recursos diversificados, valorizando o conhecimento científico e o trabalho investigativo. O Laboratório de Ciências apoia todo o trabalho dessa brilhante profissional.
A Escola Figueiredo Correia JF converge todos os esforços para a melhoria da aprendizagem dos nossos jovens.
CULTIVANDO BACTÉRIAS
Objetivos:
Mostrar a existência de micróbios e como eles contaminam o meio de cultura.
Preparar uma cultura de bactérias com materiais caseiros
Material (para o meio de cultura):
1 pacote de gelatina incolor
1 xícara de caldo de carne
1 copo de água
Dissolver a gelatina incolor na água, conforme instruções do pacote. Misturar ao caldo de carne
Material (para a experiência):
Duas placas de petri (ou duas tampas de margarina ou dois potinhos rasos), com o meio de cultura cobrindo o fundo
Cotonetes
Filme plástico
Etiquetas adesivas
Caneta
Procedimento:
Os alunos passam o cotonete no chão ou entre os dentes, ou ainda entre os dedos dos pés (de preferência depois de eles ficarem por um bom tempo fechados dentro dos tênis!). Há ainda outras opções, como usar um dedo sujo ou uma nota de 1 real. O cotonete é esfregado levemente sobre o meio de cultura para contaminá-lo. Tampe as placas de petri ou envolva as tampas de margarina com filme plástico. Marque nas etiquetas adesivas que tipo de contaminação foi feita. Depois de três dias, observe as alterações.
Explicação:
Ao encontrar um ambiente capaz de fornecer nutrientes e condições para o desenvolvimento, os microorganismos se instalam e aparecem. Esse ambiente pode ser alimentos mal embalados ou guardados em local inadequado. O mesmo acontece com o nosso organismo: sem as medidas básicas de higiene, ele torna-se um excelente anfitrião para bactérias e fungos.
Assinar:
Postagens
(
Atom
)