Mais uma vez a Professora Silvia Felipe mostrou seu empenho e dedicação em planejar aulas dinâmicas e com recursos diversificados, valorizando o conhecimento científico e o trabalho investigativo. O Laboratório de Ciências apoia todo o trabalho dessa brilhante profissional.
A Escola Figueiredo Correia JF converge todos os esforços para a melhoria da aprendizagem dos nossos jovens.
CULTIVANDO BACTÉRIAS
Objetivos:
Mostrar a existência de micróbios e como eles contaminam o meio de cultura.
Preparar uma cultura de bactérias com materiais caseiros
Material (para o meio de cultura):
1 pacote de gelatina incolor
1 xícara de caldo de carne
1 copo de água
Dissolver a gelatina incolor na água, conforme instruções do pacote. Misturar ao caldo de carne
Material (para a experiência):
Duas placas de petri (ou duas tampas de margarina ou dois potinhos rasos), com o meio de cultura cobrindo o fundo
Cotonetes
Filme plástico
Etiquetas adesivas
Caneta
Procedimento:
Os alunos passam o cotonete no chão ou entre os dentes, ou ainda entre os dedos dos pés (de preferência depois de eles ficarem por um bom tempo fechados dentro dos tênis!). Há ainda outras opções, como usar um dedo sujo ou uma nota de 1 real. O cotonete é esfregado levemente sobre o meio de cultura para contaminá-lo. Tampe as placas de petri ou envolva as tampas de margarina com filme plástico. Marque nas etiquetas adesivas que tipo de contaminação foi feita. Depois de três dias, observe as alterações.
Explicação:
Ao encontrar um ambiente capaz de fornecer nutrientes e condições para o desenvolvimento, os microorganismos se instalam e aparecem. Esse ambiente pode ser alimentos mal embalados ou guardados em local inadequado. O mesmo acontece com o nosso organismo: sem as medidas básicas de higiene, ele torna-se um excelente anfitrião para bactérias e fungos.
Nenhum comentário :
Postar um comentário