domingo, 19 de outubro de 2008

A ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA (11ª CREDE) NO RIO DE JANEIRO



A Escola Figueiredo Correia foi convidada pelo International Institute for the Development of the Citizenship - IIDAC para participar do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. o IIDAC reconheceu já em 2006 o Programa semanal da nossa Escola na Rádio Comunitária, O Palavra Jovem, como uma das melhores experiências do Ceará no que se refere ao desenvolvimento da Cidadania e isso vem nos possibilitando participar de vários eventos nacionais relacionados a proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e agora nos deu o passaporte para participar desse importante evento internacional.

Desde sua primeira edição em Estocolmo, na Suécia, em 1996 o Encontro Mundial produziu diversas recomendações para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesta terceira edição do Congresso Mundial, o Brasil foi escolhido como sede, o que demonstra o reconhecimento internacional dos programas e projetos realizados pelo País no enfrentamento da exploração sexual. O evento reunirá mais de três mil pessoas dos cincos continentes, sendo representantes de estado, pesquisadores, ativistas e convidados, tendo como tema de abertura a “Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e a sua Proteção contra a Exploração Sexual Por uma visão Sistêmica”.

Na crença de que os adolescentes e jovens são os protagonistas no combate à exploração sexual, o congresso mundial reunirá 300 adolescentes dos cinco continentes. Um das características do congresso é assegurar a voz e as recomendações dos adolescentes nos diferentes espaços do congresso, estimulando a participação dos adolescentes na formulação de objetivos mensuráveis contra a exploração sexual, atuando em conjunto com governos, redes e organizações da sociedade civil. Nesse sentido a Escola indicou a aluna Ana Glaice Bezerra da Silva da 1ª série do Ensino Médio A (tarde), participante do Programa Palavra Jovem, para participar como delegada do:


I Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Preparatório ao III Congresso Mundial de Enfrentamento a Exploração Sexual de crianças e adolescentes:
Data: 17 a 20 de outubro de 2008
Local: Brasília – DF

III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes:
Data: 23 a 28 de novembro de 2008.
Local: Rio de Janeiro – RJ

Nenhum comentário :