sábado, 28 de agosto de 2010

EXCEFIC 2010 FOI UM SUCESSO






Pouco temos para falar diante de toda a magnitude pedagógica da culminância da VI EXCEFIC 2010 . Organização, orientação, compromisso, responsabiliade e trabalho resumem bem o que representou o dia 27 de agosto para esta comunidade escolar. Recebemos elogios dos alunos e professores, dos comunitários, avaliadores, visitantes e das técnicas da 11ª Crede. Nosso Evento se dividiu em duas partes: a primeira com abertura oficial da Excefic por parte dos gestores, montagem dos standers, apresentação dos trabalhos e defesa das teses dos projetos científicos e avaliação e a segunda com a programação cultura quando tivemos a execução do hino da nossa Escola, as considerações da nossa Diretora, professora Norma Holanda, os agradecimentos e os parabéns a todos os que contribuírma para o sucesso do Evento e apreciamos ainda as apresentações culturais do nosso grupo de música, Toque de Classe, e do grupo de sax de Ererê, ilustres convidados. A entrega do troféu batatinha com a linguagem cearensês, organizado pela equipe de imprensa (Aldeci Nogueira, Jamille Maia, Roseane Aires e Isabelle Thais) foi o momento de descontração e divertimento e o ponto forte foi o anuncio pelos gestores dos Projetos credenciados para III Feira Regional de Ciências que acontecerá no mês de setembro na sede da 11ª Crede. Destaque para o salão da memória, organizado pelos profissionais do Centro de Multimeios (Luzia Bezerra, Vera Magalhães e Maria das Lágrimas. Veja abaixo os projetos credenciados e os classificados segundo o Troféu Batatinha:

S e d e:

1º lugar na Categoria Ciências da Natureza: Nem tudo que parece é lixo: de sobras à refeições
Alunos Autores: Thais Ariele e Mayanna Lima
Professor Orientador: José Gildenes

1º lugar na Categoria Linguagens e Códigos: Educação Postural
Alunos Autores: Ana Carla, Brena Késia e Joana Geslla
Professor Orientador: Rafael Farias

1º lugar na Categoria Ciências Ambientais: Caatinga: um bioma ameaçado pela desertificação (um olhar sobre o município de Iracema)
Alunos Autores: Atilla Negreiros e Paulo César
Professor Orientador: Elano César

1º lugar na Categoria Ciências Humanas: Onde Ficam os Direitos da Criança e do Adolescente: pelo fim dos castigos físicos e humilhantes
Alunos Autores: Ana Glaice, Samuel Lauro e Claricia Lopes
Professor Orientador: Antonio Marcos Lima de Oliveira

Extensão de Ensino:

Os Efeitos do Álcool na vida dos jovens dos Bastiões
Alunos Autores gierdson Franklin, Antonio Gleison e Robson Baldino
Professor Orientador Jackson Pacheco e Erica Bezerra

Bastiões: Comunidade Remanescentes de quilombo!?
Alunos Autores: Alberto Assis e Iris Magalhães
Professor Orientador

Troféu Batatinha Cearensês:

Grelado (concentrado): Thais Lôbo - 2ª B

Pitéu (bonito/bonita): Gierdson Franklin - 3ª C

Buliçoso (traquino): Carlos Marcus - 1ª B

Avexado (apressado): Renê Holanda - 1ª A

Ariado (perdido): Paulo César - 2ª B

Cagado (sortudo): Leandro Oliveira - 1ª A

Orientador Arretado (esforçado e comprometido): Professor Elano César

Ispilicute (exibido): Maria Nicrévia - 2ª D

Imbuaceiro (confuseiro): Iara - 3ª A

Zuadento: Thais Ariele

2 comentários :

Superintendência Escolar disse...

Olá querida comunidade Figueiredo Correia!

O conhecimento é emocionante, principalmente quando participamos de sua construção. Continuem incentivando e desenvolvendo a pesquisa científica na escola, pois como bem diz a propaganda " não são as respostas que movem o mundo, mas sim as perguntas". Parabéns a todos vocês por esse evento que a cada ano está mais efetivo, sólido. Abraços a todos.

Sandra Maria Rodrigues
Assitente Técnica
NRDES/11ª CREDE - Jaguaribe

Prof.:Airão disse...

Olá! Sou o prof.e brevemente Engenheiro Mecânico, Airão Gonçalves,foi com alegria que descobri que meu ex-aluno Elano Cesar, hoje professor,é "rotulado" pelos alunos como professor dedicado e esforçado! Ainda, quando professor dessa escola, conheci o Elano,sempre sentado do lado direito da sala com seus colegas Antônio Edvan e toinha... que saudade desse periodo (2003 e 2004)!Durante esse tempo nunca me aproximei muito dele, era sério , reservado , falava pouco! Mas foi com surpresa que um dia ele chegou para mim querendo me presentear com um livrinho da primeira olimpiada de matematica das escolas publicas do ceara,onde ele tinha recebido menção honrosa!
Uma das coisas que sinto, eh de nao ter participado mais da formação dos alunos do 1 ano A de 2003,turno vespertino.Poderia , quem sabe?! Ter dado uma contribuição maior, pelo menos no que me competia (matematica, quimica e fisica),mas tambem eu era bastante jovem, arredio e de comportamento dificil! Naquele tempo nao tivemos nenhum evento cientifico local, que pudessemos trabalhar,a excessão do festal, quando com uma pequena equipe,dentre eles Israel de Souza, colega do Elano ( Que poderia te-lo convidado, mas na época so chamei alunos mais proximos), hoje a realidade é diferente! Nos ultimos tempos venho apagando a imagem de professor e me vestindo somente da face tecnologica, de engenheiro mecanico, me especializando em maquinas de fluxos,seleção e inspeção de materiais de construção mecanica,soldagem e fundição,sistemas hidro-pneumáticos, caldeira e vasos de pressão. Assuntos tao diferentes da profissão de professor de ensino médio, que venho perdendo aquele "AR" DE EDUCADOR.Hoje quando me cogitam a possibilidade de ensinar, me surgem oportunidades, no entanto voltadas para disciplinas tecnicas e profissionalizantes, todas nas areas da mecanica e eletrotecnica!

É, o tempo passou, e todos mudamos, mas guardo com saudades e boas lembranças, dessa escola,de seu antigo diretor Antonio Marcos,Nesci Granjero ( a quanto trabalho dei a essa coordenadora!).

Atenciosamente,

Prof. Airão Gonçalves