segunda-feira, 9 de maio de 2011

PLANEJAMENTO MENSAL DE MAIO

A Coordenação refletiu com os professores que o Dever de Casa começa e termina na Escola
Todo o primeiro sábado de cada mês o núcleo gestor (a diretora, professora Norma Holanda e os coordenadores pedagógicos: Marcos Lima e Mary Helen) juntamente com todos os professores da escola e da extensão realizam o planejamento mensal. No último dia 07 de maio os professores se reuniram para selecionar conteúdos, fugir da repetição e da rotina, receber informes, integrar as diversas experiências de aprendizagem, evitar a improvisação sem nexo.

Inicialmente os coordenadores apresentaram a crônica “Da difícil arte de redigir um telegrama “ de Jô Soares, expuseram os resultados do Spaece 2010, foi feito uma explicação sobre o instrumental da avaliação, entrega do calendário dos meses de maio/ junho/julho. Foi debatida a necessidade de mudanças de alguns lideres da sala de forma democrática. O Coordenador Marcos falou da necessidade da vinculação do paradidático com os conteúdos programáticos, onde alguns livros estão sendo escaneados e enviados por emails.

O Projeto Dever de Casa – O Dever de Casa começa na Escola – onde todos os professores relataram a necessidade de ampliar a jornada de estudo, colocar advertência no caderno do aluno caso ele deixe de realizar o dever de casa. O núcleo gestor entregou o carimbo e a almofada para cada sala de aula. Foi sugerido no início de cada aula o professor passar o visto no caderno do aluno, fazer a correção do dever de casa no quadro.

O Professor Maricélio fez uma explanação de “ Como ensinar por meio de pesquisa” através de 5 etapas para realizar uma boa pesquisa escolar. Ei-las:

1ª etapa – Formular uma boa pergunta

2ª etapa – Indicar fontes seguras

3ª etapa – Ensinar a interpretar

4ª etapa – Orientar a produção escrita

5ª etapa – Socializar os trabalhos

Em seguida todos os professores se reuniram por área e foram planejar com troca de experiência e adequação dos conteúdos programáticos por área.

Um comentário :

gabinete disse...

Esta é mais uma iniciativa da escola que chama nossa atenção.

É para as coisas simples e indispensáveis que a escola precisa olhar e não se perder.

As pesquisas no estado do Ceará mostram a importância do dever de casa associado aos resultados do SPAECE.

Preparem-se para apresentar insumos dessa experiência em breve.