segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ESCOLA FIGUEIREDO É DESTAQUE NO SITE DA SEDUC - VEJA A MATÉRIA NA INTEGRA


Cearenses são selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro 2011


Os alunos da rede estadual Daniel Paiva de Macedo Júnior, Ana Carla Holanda Dias e  Francisca Edimara Silva estão entre os 77 estudantes de Ensino Médio selecionados para a 8ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro.  De 26 a 30 de setembro, eles terão a oportunidade de experimentar o dia a dia dos deputados federais e a vivência do processo democrático, em Brasília.

Durante os cinco dias da legislatura, o trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados. As alunas, Francisca Edimara e Ana Carla consideram muito importante a conquista. As duas são alunas da Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, no município de Iracema e o estudante é da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Amélia Figueiredo de Lavor, em Iguatu.

Confira o que elas falam sobre esse momento e a defesa de seus projetos:                      

Francisca Edmara Silva – 18 anos, aluna da 2ª série 
EDMARA
Seu projeto de Lei propõe alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)  no que trata do abono de faltas dos trabalhadores.

“Este é um momento único para mim, pois sei que estar na Capital Federal representando os cearenses não é todo dia que acontece. Esperei muito por esta oportunidade e com certeza farei o meu melhor para que o nosso projeto seja aprovado. 

Entendo que além do meu esforço pessoal para participar deste concurso, conto também com apoio dos gestores escola pública, onde estudo que estimulam demais nossa participação. Sei que não foi fácil essa conquista, mas eu comecei a acreditar que seria Deputada Jovem desde que me matriculei no ensino médio. O meu sonho de representar pessoas e categorias está se realizando e acredito que conseguiremos conquistar mais espaços dentro da escola pública que estudamos.”

Ana_Carla
Ana Carla Holanda Dias – 16 anos, aluna da 3ª série.
Projeto que Modifica a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que “dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente”, estabelecendo limites ao funcionamento de casas de jogos de computadores.

“O principal motivo pelo qual desejei participar do Parlamento Jovem Brasileiro foi a vontade de participar desde cedo da democracia nacional e conhecer onde e como os interesses do povo brasileiro são discutidos e vi no Parlamento Jovem uma oportunidade de realizar meu sonho.  

Feliz por ter sido selecionada, agora espero para expor meu Projeto de Lei que trata da regulamentação das lan houses e da melhor organização delas, tendo em vista que crianças e adolescente a utilizam de forma indiscriminada. Todos têm livre acesso a conteúdos impróprios para sua idade, e às vezes, até no horário das aulas. 

Esse momento de realização só está sendo possível pelo empenho pessoal de cada aluno que se dedicou bastante em criar seus projetos e também na difícil tarefa dos gestores em incentivar e cobrar a participação.”


Daniel Paiva de Macedo Júnior - 3º Ano de Informática
Projeto de Lei: Dispõe sobre a implementação de Núcleos Escolares de Comunicação na rede pública educacional. O projeto institui a aplicação de Núcleos Escolares de Comunicação – NEC em todas as escolas públicas desta nação. O NEC é um Organismo Colegiado que tem por finalidade possibilitar aos educandos da rede pública, a vivência na produção dos meios de comunicação e a geração de espaços à participação social e de aprimoramento da visão crítica.

“É uma oportunidade para que os jovens cidadãos brasileiros simulem durante uma semana, a jornada de trabalho dos deputados federais, através de discussões e aprovações dos projetos criados. É um momento de grande aprendizagem, pois mostra que todos nós alunos de escolas públicas podemos fazer o melhor pelo nosso país, apresentando propostas que venham a ser implementadas para o desenvolvimento intelectual e cultural dos alunos.”

Veja os Projetos e os Parlamentares Jovens de 2011

Nenhum comentário :