quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA NA V FECITEC


Caatinga é a mais Ameaçada de Desertificação.


Especialistas disseram em audiência pública da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, que a Caatinga é o bioma brasileiro mais ameaçado pela desertificação, e não a Amazônia. De acordo com dados do Ibama e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) citados na audiência, quase metade da Caatinga já foi destruída no País: 43% até 2002 e mais 2% entre 2002 e 2008. Os estados que mais desmatam são Bahia, Ceará, Piauí e Pernambuco.
Segundo os debatedores, a principal causa do desmatamento é a extração de madeira para produção de carvão vegetal. O Ibama informou que só em 2009 foi embargada a extração ilegal em 517 hectares, houve R$ 15 milhões em multas e foram apreendidos 498 metros cúbicos de madeira.

Foi essa grave problemática que os alunos Paulo César Guerra Carvalho e Margarida Jamires Justino da Silva, orientados pelo professor Elano Cesar Diógenes Tavares, na V FECITC em Imperatriz no Maranhão, no período de 29/08 a 03/09 do corrente ano, um dos maiores eventos científicos do Norte e Nordeste. Os alunos se preocupam com o futuro dos empreendimentos que utilizam o carvão vegetal em nossa região e principalmente com a permanência do sertanejo no Sertão e a preservação da nossa cultura, nosso jeito todo particular de ser. Veja o slide abaixo e as fotos desse importante evento de debate do conhecimento. 








Nenhum comentário :