terça-feira, 19 de março de 2013

MELHORES REDAÇÕES (DIA D DA REDAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA ESCOLA)






O Dia D da Redação fez  parte das atividades alusivas aos 27 Anos da Escola Deputado Joaquim de Figueiredo Correia com o Tema A Influencia das Redes Sociais (ASK, ORKUT, FACEBOOK, MSN, TWITTER) No Comportamento Dos Jovens. Não foi fácil escolher as melhores redações, por isso mesmo levamos tanto tempo reflentindo sobre quais ganhariam o merecido destaque. Os diretores de turmas escolheram as três melhores de cada sala e logo após solicitamos a uma professora de português que fizesse o levantamento das 07 melhores, colocando inclusive algumas observações para que nossos alunos pudessem melhorar essa competência. As redações acima foram selecionadas e seus autores recebam nossos cumprimentos e nosso reconhecimento. No entanto fica a certeza que é preciso melhorar ainda mais, para que consigamos um resultado satisfatório nas redações do Enem 2013. Solicitamos a professora que selecionou os 07 melhores trabalhos que fizesse considerações a respeito de todas as selecionadas pelos professores diretores de turmas, num total aproximado de 32 redações,  e socializamos com vocês neste importante espaço de comunicação e aprendizagem:

"Percebi nos trabalhos dissertativos algumas dificuldades apresentadas pelos alunos e estas merecem nossa reflexão:

I - Apresentam dificuldades na concordância verbal , em ortografia, mas especificamente em pontuação correta;

II - Repetições de termos que deixam a leitura desagradável. Alguns pecam repetindo muitas vezes palavras que poderiam ser substituídas por pronomes, sinônimos e outros termos que não alterariam o sentido da frase;

III - Faltou também o uso dos termos de ligação de sentido nos enunciados, ou seja, uso de preposições, advérbios, artigos, conjunções e etc.

IV - No entanto a maior problemática apresentada é a falta de estrutura da redação; o que fica claro a confusão feita pelos discentes no que se refere as partes da redação (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão); 

V - Alguns misturaram tudo, embaralhando as idéias e se perdem, fugindo inclusive do tema proposto;

VI - Os alunos também ainda não perceberam que é fundamental usar uma linguagem mais formal e não fazer uso de gírias, ditos populares e frases feitas;

VII - Alguns ainda se incluem no texto e acabam narrando fatos do seu cotidiano, não usando a impessoalidade, característica desse tipo de texto;

VIII - E por fim muitos não apresentaram uma saída para a problemática ou mesmo não apontaram caminhos para superação de fatores negativos que se apresentam para o uso demasiado, sem critérios e a exposição excessiva da vida privada nas redes sociais." 

Nenhum comentário :