segunda-feira, 9 de maio de 2011

PLANEJAMENTO MENSAL DE MAIO

A Coordenação refletiu com os professores que o Dever de Casa começa e termina na Escola
Todo o primeiro sábado de cada mês o núcleo gestor (a diretora, professora Norma Holanda e os coordenadores pedagógicos: Marcos Lima e Mary Helen) juntamente com todos os professores da escola e da extensão realizam o planejamento mensal. No último dia 07 de maio os professores se reuniram para selecionar conteúdos, fugir da repetição e da rotina, receber informes, integrar as diversas experiências de aprendizagem, evitar a improvisação sem nexo.

Inicialmente os coordenadores apresentaram a crônica “Da difícil arte de redigir um telegrama “ de Jô Soares, expuseram os resultados do Spaece 2010, foi feito uma explicação sobre o instrumental da avaliação, entrega do calendário dos meses de maio/ junho/julho. Foi debatida a necessidade de mudanças de alguns lideres da sala de forma democrática. O Coordenador Marcos falou da necessidade da vinculação do paradidático com os conteúdos programáticos, onde alguns livros estão sendo escaneados e enviados por emails.

O Projeto Dever de Casa – O Dever de Casa começa na Escola – onde todos os professores relataram a necessidade de ampliar a jornada de estudo, colocar advertência no caderno do aluno caso ele deixe de realizar o dever de casa. O núcleo gestor entregou o carimbo e a almofada para cada sala de aula. Foi sugerido no início de cada aula o professor passar o visto no caderno do aluno, fazer a correção do dever de casa no quadro.

O Professor Maricélio fez uma explanação de “ Como ensinar por meio de pesquisa” através de 5 etapas para realizar uma boa pesquisa escolar. Ei-las:

1ª etapa – Formular uma boa pergunta

2ª etapa – Indicar fontes seguras

3ª etapa – Ensinar a interpretar

4ª etapa – Orientar a produção escrita

5ª etapa – Socializar os trabalhos

Em seguida todos os professores se reuniram por área e foram planejar com troca de experiência e adequação dos conteúdos programáticos por área.

ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA NA OBA



A OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e de Astronáutica destina-se à participação das escolas públicas ou privadas, para alunos do ensino fundamental e médio. A OBA é realizada na escola com a participação voluntária dos alunos. Ao final da OBA todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

ABERTA INSCRIÇÕES PARA OBMEP - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS



O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por meio de sua presidente, professora Maria Nilene Badeca da Costa, divulgou no último dia 18 o lançamento da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).


As inscrições para a Olimpíada são feitas exclusivamente pelo site www.obmep.org.br e devem seguir até 3 de junho. Os alunos interessados em participar devem estar matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ou do ensino médio em escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.


Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país. No ano passado, cerca de 19,5 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados. Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.


Caro aluno venha para o LEI - LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE INFORMÁTICA da escola e receba orientação de como se inscrever na OBMEP com o Professor Maricélio de Carvalho Nanes nos períodos manhã e tarde e a noite com o Professor João Batista Magalhães Almeida.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

PROJETO E-JOVEM DA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA


O Projeto e-Jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Educação – (SEDUC), cuja proposta visa integrar a Educação Profissional às diferentes modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, oferecendo formação complementar em Tecnologia da Informação e Comunicação – (TIC), empreendedorismo e cooperativismo possibilitando as condições de inserção no mundo de trabalho e geração de emprego e renda nas áreas mais carentes do Estado do Ceará para os jovens concluintes do 3º ano e egressos do ensino médio, da rede pública estadual. O Projeto busca contribuir para a formação da cidadania e do social, mediante a inclusão e a formação dos jovens.

O 1º módulo iniciou no dia 24 de outubro de 2010 e tem data prevista para o término no dia 15 de maio do corrente ano.

Estrutura do curso – Módulo I , metodologia Ead, composto de:

Português – 40 h/a;
Matemática – 40 h/a;
Inglês Instrumental – 60 h/a;
Informática Básica – 150 h/a;
Raciocínio Lógico – 50 h/a;
Empreendedorismo Social – 60 h/a.
Linguagens Básicas - Totalizando 400 h/a

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Figueiredo Correia através do Núcleo Gestor parabeniza a todos os alunos pela dedicação, empenho e compromisso e ressalta que essa turma tem as melhores notas dentre todas as turmas da 11ª Crede.


O módulo II tem data prevista para iniciar em setembro próximo com metodologia presencial com as seguintes disciplina e carga horária:

Informática Básica e Linux Básico - 56 h/a;
Inglês Técnico - 64 h/a;
Projetos Web - 64 h/a;
Inkscape - 44 h/a;
Gimp - 44 h/a;
HTML, CSS e Dreamweaver - 64 h/a;
Flash - 32 h/a;
Framework – Joomla - 48 h/a;
Lógica de Programação – Scratch e Phyton - 80 h/a;
PHP - 88 h/a;
Hardware - 48 h/a;
Redes de Computadores - 60 h/a;
Linux Intermediário - 32h/a;
Empreendedorismo Econômico- 40 h/a;
Programação Java - 52 h/a;
Iniciação à Computação Gráfica - 16 h/a;
Iniciação à Gravação, Composição Musical, Mixagem de Áudio - 32 h/a;
Iniciação à Edição não Linear de Vídeo e Áudio - 16 h/a.
Linguagens Técnico-profissionalizantes - Totalizando (800 h/a).

A aluna Tatiana relatou: "O e-jovem fez rever alguns conceitos estudados há 3 anos e aprender mais de forma interativa sobre as TIC- Tecnologia de Informação e Comunicação. Parabenizo a escola por essa inciativa."

PARADIDÁTICOS DO II PERÍODO/BIMESTRE



Através dos registros escritos descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das idéias, vivências, sonhos, etc. Diante do fato, pode-se considerar a leitura como uma das mais importantes tarefas que a escola tem que ensinar, mas é importante ressaltar que para isso o professor deve ter consciência da necessidade, além de praticar com eficiência o hábito da leitura. Através da leitura realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas, etc. A leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores desde o início do ensino fundamental, apesar de muitos não estarem preparados para desenvolver em seus alunos tal hábito. A leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações. O ideal é que se aprenda a ler textos informativos, artigos científicos, livros didáticos, paradidáticos, e etc.

Diante do exposto por especialistas do site mundo educação, convidamos os professores, alunos, pais e responsáveis a se empenharem nessa difícil tarefa que é mostrar aos nossos discentes o maravilho mundo da literatura. Nem todos leram os paradidáticos do I Período/Bimestre, mas não adianta ficarmos no plano das lamentações e reclamações e sim nos prepararmos para convencer outros a se juntarem ao time dos que apreciam a leitura. Muitas dessas obras escolhidas já fazem parte do domínio público e estão disponíveis na internet para fazer downlouds. Quem desejar as obras digitalizadas pode solicitar através dos seguintes endereços eletrônicos: marccoslima25@hotmail.com ou marcos.lima.1812@gmail.com. Teremos prazer em ajudar.