




O Professor José Gildenes não vem medindo esforços para melhorar a aprendizagem dos seus alunos e utiliza todas as ferramentas disponíveis no sentido de dinamizar o processo em sala de aula. O uso do Data Show, do Laboratório Educativo de Informática e demais materiais didático-pedagógicos tem sido rotina nas aulas desse professor do Ensino Fundamental, que é também professor Lei. O professor não usa da deficiência atual da infra-estrutura do nosso laboratório de informática para justificar o imobilismo como faz alguns quanto a utilização dessa importante ferramenta e busca efetivamente realizar a inclusão digital de nossos alunos. A boa notícia que fazemos questão de socializar com nossa comunidade é referente a liberação de recursos para construção de sala para o funcionameto do nosso LEI, o que deve acontecer ainda neste semestre. Bons ventos "sopram" em nossa direção e vem melhorar a nossa infra-estrutura de trabalho. 
Os alunos da Escola Deputado Joaquim (Iracema), participantes do Projeto Científico Educação nas Ondas do Rádio, selecionado na Feira Estadual de Ciências como o melhor do Ceará na Categoria Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, estiveram no dia 18/06/09, no município de Ererê, mais especificamente na Escola Senador Fernandes Távora, executando mais uma ação desse Projeto que objetiva, entre outras coisas, divulgar o ensino da Língua Portuguesa como meio de interação linguística. Os alunos Marcos Guerra e Raul Holanda, coordenados pela Professora Socorro Lopes, ministraram uma ofícina sobre a construção de projetos científicos junto a professores e alunos naquela Escola, além de socializarem suas experiências no desenvolvimento dessa empreitada de sucesso. Estes alunos e nossa professora estarão em Fortaleza, de 10 a 14 de agosto, participando da IX Excetec do Christus e muito em breve no Estado do Maranhão. 



Com o objetivo de oferecer subsídios teórico-metodológico-prático para os Professores lotados no LEI, além de obterem recursos para repassarem esta formação, promovendo a inclusão digital, com o intuito de melhorar a qualidade dos nossos planos de aula e estimular os nossos professores numa perspectiva de dinamizar e fortalecer o processo educacional, participaram no período de 25 a 29 de maio, na Cidade de Jaguaribe, na 11ª CREDE, os professores Gildenes Pereira, Batista Magalhães e Liduina Jetten, representantes da Escola Figueiredo Correira, no Curso Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC. Cada vez mais, o processo educacional vem buscando fortalecer esta comunidade educacional, de modo a mostrar que a tecnologia é uma forte ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Dinamizar é o foco principal, neste perspectiva buscamos ao máximo absorver informações positivas, pois continuaremos construindo uma escola de qualidade cada vez melhor, fortalecendo nossas ações. Desta forma foi positiva e crescente, como mostrar as imagens de socialização do nosso grupo, onde participamos de imersão tanto no ambiente THINKQUEST, como no EPROINFO, além de experiências exitosas de micro aulas, apresentadas como requisito para lotações nos laboratórios e socializada nesta capacitação; inclusive por um dos nossos professores do LEI, o educador Gildenes Lima, que socializou a sua micro-aula com o Tema: Pitágoras de Samos, utilizando recursos diversos no contexto tecnológico, como afirma a professora Liduina Jetten: “Os ambientes informáticos que integram simultaneamente diversas mídias, combinando recursos textuais, gráficos, sons, animação – ambiente ou sistemas multimídias, propiciam o desenvolvimento de experiências interativas , como foi a aula do Professor Gildenes, maravilha. A organização do conteúdo se fez possível de acordo com as respostas, a forma dinâmica minimiza o grau de dificuldade de apreender as regras, ou seja, o Teorema. Dessa forma o computador funciona como uma máquina de ensinar; por outro lado ele não é uma ameaça à nossa função, estamos para dinamizar o uso dele, as formas criativas de explorá-lo e estabelecer a interação, não a imposta pela escola ou o sistema, mas a partir da reação dos alunos diante das constatações de que os computadores não são apenas transmissores de informações. É necessário o uso da sensibilidade para o uso do computador no apoio ao processo ensino-aprendizagem; os professores precisam estar preparados para implantar projetos assim. Somente agora vejo a questão da interdisciplinaridade da micro-aula ministrada - arte, português /literatura, história e se estivesse trabalhando no ensino médio, com certeza faria uma puxadinha em Filosofia”.

O dia 01 de junho de 2009 também foi especial para os alunos da nossa Extensão de Ensino e seus pais, pois os discentes receberam suas agendas estudantis e as premiações referentes ao Projeto aluno Nota 10 nessa localidade Serrana; os pais por sua vez, ou melhor as mães, participaram de uma confraternização em comemoração ao seu dia e realizaram discussão com a professora Norma Holanda (Diretora da Escola) e Maria Araújo (Secretária) a respeito do desempenho acadêmico dos alunos no I bimestre, referente aos estudantes do antigo anexo rural e receberam informações sobre as regras e eventos da Escola Figueiredo Correia, além de brindes e os Boletins Escolares dos nossos alunos da Extensão de Ensino. A professora Norma Holanda ouviu das mães e dos alunos, reclamações sobre a demora para o início do funcionamento do Laboratório Educativo de Informática e esta falou que por diversas vezes encaminhou a 11ª Crede/Seduc reivindicações e apelos para o pronto funcionamento do Lei na Serra dos Bastiões, além de sempre estar solicitando as melhorias para o bom funcionamento das nossas salas de aula nesta localidade, inclusive com diversas ações no PDE-Escola. 
