sexta-feira, 12 de junho de 2009

Recital de Poesias na Escola Deputado Joaquim: "Cante lá que eu canto cá (Patativa do Assaré)



“O nome dele era Antônio Gonçalves da Silva, ficou conhecido no mundo da poesia como Patativa do Assaré. Veio ao mundo há exatamente cem anos, em 05 de maço de 1909, na cidade de Assaré, no Sul do Ceará. Deu adeus no dia 08 de julho de 2002. Enquanto respirou por aqui criou belos poemas que captaram as nuances do sertão nordestino. Vários cantores não só gravaram seus versos, mas também foram influenciados por ele. Só para citar dois exemplos, um do passado e outro atual. Luiz Gonzaga gravou várias músicas dele, entre as quais, a conhecida "A Triste Partida". Atualmente, os músicos do Cordel do Fogo Encantando, buscam inspirações no trabalho do poeta. Outro dia fiquei sabendo que o Patativa do Assaré já foi estudado na cadeira de Literatura Popular de Sorbonne.”
FONTE:http://blogs.abril.com.br/jornalistanasarjeta/2009/03/centenario-patativa-assare.html
A vida e obra desse grande Poeta nordestino e cearense inspirou a realização do nosso Recital de Poesias que aconteceu no dia 12 de junho de 2009. Essa foi uma tarde memorável, quando nossa comunidade “respirou cultura”; alunos, professores, gestores, funcionários e convidados recitaram, dramatizaram e cantaram as obras dos poetas brasileiros e alguns dos nossos pupilos apresentaram trabalhos literários de própria autoria. Biografias, paródias e canções animaram nossa festa cultural. Destaque para professora Norma Holanda e Luzia Bezerra que organizaram esse que foi um dos melhores recitais que nossa Escola já vivenciou e ainda para Cassandro Neto, Rivênia, Tales (Tatá) e Enardiê, artistas da terra que abrilhantaram a ocasião. Vejam as fotos e slides e observem todo o brilho e encanto desse importante momento que já é uma tradição da Escola Deputado Joaquim.

Um comentário :

mbetearaujo disse...

Meus parabéns a todos que fazem a EEFM Deputado Joaquim. É regozijante acessar o blog e ver como a escola respira dinamismo, interação e produtividade.
Gestores, servidores, docentes e discentes juntos construindo uma escola Viva em todos os sentidos.
Elizabete Araújo