sexta-feira, 21 de setembro de 2012

VIVA! ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA DE NOVO NO CÂMARA MIRIM: PARABÉNS MAYARA FERREIRA BEZERRA DO 9º ANO


Câmara Mirim 2012 já tem vencedores

Zé Plenarinho mostrando sua carteira da identidade
Vêm de Iracema/CE, de Belo Horizonte/MG, e de Guaraí/TO os três vencedores do Câmara Mirim 2012. Eles concorreram com mais de 700 projetos de crianças do Brasil todo, e, no dia 18 de outubro, estarão em Brasília para defender suas propostas no Plenário da Câmara.
O projeto do Gabriel Garcia Gomes Salles Teixeira, de Belo Horizonte, mostra que a criançada está preocupada com a qualidade dos alimentos que consome. Pela proposta, os produtores de frutas, legumes e verduras deverão informar ao consumidor o nome do agrotóxico e do adubo tóxico usado no plantio, inclusive as prováveis doenças decorrentes do consumo dos produtos e a maneira correta de higienizá-los. Para Gabriel, todo cidadão tem o direito de ser informado sobre a qualidade do alimento que irá consumir. Os alimentos orgânicos são caros e não estão ao alcance de todos, portanto os consumidores precisam estar conscientes dos riscos que envolvem o uso de agrotóxicos e adubos tóxicos, disse o deputado mirim.
Já a Mayara Ferreira Bezerra, de Iracema/CE, elaborou um projeto determinando que toda criança tem o direito de ter identificação com foto e demais dados, documento a ser levado sempre junto com ela. Mayara explica que a identidade da criança deve ser exigida em viagens, projetos do governo, postos de saúde e demais benefícios. E não para por aí: o documento deve ser gratuito. Mayara se preocupa com a segurança das crianças, que desaparecem tanto em viagens como na rotina do dia-a-dia. “O mas importante é que a carteira de identidade possui foto e assim fica mas fácil a identificação e assim muitas crianças deixarão de desaparecer”, destaca Mayara. Ela estuda na escola Escola Deputado Joaquim Figueiredo em Iracema.Clique aqui para ver a íntegra da proposta.
A Ana Carolinne da Silva é estudante de Guaraí/TO. Pela proposta dela, os pais podem se ausentar do trabalho quando a escola de seus filhos os convoque. Ela diz que é dever dos pais acompanhar a vida escolar de seus filhos periodicamente. Ana Carolinne lamenta que muitos pais não comparecem à escola de seus filhos simplesmente porque os patrões não permitem a falta. Ela diz que, nesse caso, os pais se desligam do acompanhamento da vida escolar dos filhos, deixando tudo nas mãos da escola. Ana Carolinne estuda no Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão. Leia aqui a proposta dela.
Os 400 deputados mirins vão se debruçar sobre as propostas no dia 18 de outubro, discutindo e votando nelas no Plenário da Câmara.

Nenhum comentário :