terça-feira, 5 de maio de 2015

Na prática é que se aprende

Na prática se aprende muito mais. É com essa visão que a professora de Biologia Marlúcia Vieira, que também é profissional de saúde, tem realizado boa parte de suas aulas. Abaixo fotos da aula prática Cultura de bactérias.
Bactérias
Bactérias (do grego bakteria = bastão) são microrganismos unicelulares (constituídos por uma célula), procariontes (que são células mais simples, pois não tem núcleo nem compartimentos membranosos no citoplasma) que podem ser encontrados na forma isolada ou em colônias e pertencem ao Reino Monera. Foram observadas pela primeira vez por Antoine van Leeuwenhoek em fins do século XVI, mas esses seres só começaram a despertar o interesse dos cientistas no final do século XIX.
Como foi desenvolvida a atividade?
Foi organizado um grupo entre os estudantes da 2º A, que ficou responsável de coletar bactérias em diferentes locais da escola, sendo estes: trinco de porta, dinheiro e da boca de um estudante.
Após a coleta, o material foi colocado em um meio de cultivo para posterior observação que ocorreu 7 dias após a coleta onde forma identificadas 4 formas físicas de bactérias sendo estas: cocos, diplococos, bacilos, estreptococos.
 
 

Nenhum comentário :