terça-feira, 5 de maio de 2015

Na prática é que se aprende

Nossa Professora Thyana fez um experimento de Física, representando a dilatação aparecente dos líquidos, ela fez o experimento com os alunos da 2º série do Ensino Médio. Entenda um pouquinho sobre esse experimento:
Os líquidos, assim como os sólidos, sofrem dilatação ao serem aquecidos. Para determinar qual a dilatação sofrida pelos líquidos seguimos as mesmas regras estudadas para os sólidos. É importante lembrar que os líquidos não apresentam forma própria, eles adquirem aforma do recipiente. Sendo assim não faz sentido estudar dilatação linear ou superficial, mas sim a dilatação volumétrica do recipiente no qual se encontra o líquido. Ao ser aquecido, o conjunto recipiente + líquido vai dilatar. É evidente que o frasco que contém o líquido vai dilatar assim como o líquido, contudo esse apresentará apenas dilatação aparente. A dilatação real que o líquido sofre é maior que a dilatação aparente e é igual à soma da dilatação do recipiente e da dilatação aparente.
Contudo, existem algumas substâncias que em determinados intervalos de temperatura sofrem o processo inverso, ao aumentar a temperatura eles diminuem o volume. Nesse intervalo, essas substâncias apresentam coeficiente de dilatação negativo.
A água é uma dessas substâncias. Quando a sua temperatura é aumentada, entre 0°C e 4°C, seu volume diminui. Ao elevar sua temperatura para mais de 4°C ela volta a dilatar normalmente. Esse fenômeno ocorre em países onde o inverno é muito rigoroso. Nesses países, lagos e rios se congelam na superfície e a água de máxima densidade se encontra, a 4°C, por debaixo da camada de gelo. Esse é um acontecimento muito importante para a fauna e flora aquática, pois sem essa anormalidade da água os peixes e as plantas aquáticas morreriam, causando danos ao meio ambiente. 
Experiência da vela que faz a água subir”

Materiais Necessários 
- Água
- Vela
- Prato Fundo
- Frasco de vidro 
- Fósforo
- Corante (apenas para dar maior visibilidade ao que acontece na experiência)

O Experimento 
1º - colocar a vela no prato
2º - Derramar um pouco de água no prato
3º - Ascender à vela 
4º - Colocar a Garrafa sobre a vela.

- Os cientistas então estudaram essa experiência e viram que a água sobe para a garrafa devido a diferença de pressão causada entre o interior da garrafa e a atmosfera. A nova explicação para a experiência diz que quando colocamos a garrafa em cima da vela esta se enche com ar quente, todo o ar frio sai e ela fica cheia de ar quente, assim, quando encostamos a garrafa no prato por causa da diminuição do oxigênio a chama vai diminuindo e a temperatura do ar dentro da garrafa também vai diminuindo, e quando a temperatura de um gás cai a sua pressão diminui e é o que acontece dentro desta garrafa, a pressão interna diminui e ela compete com a pressão atmosférica e perde a competição então a pressão atmosférica empurra o liquido para dentro da garrafa.
 
 

Nenhum comentário :