segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA REPRESENTARÁ O CEARÁ NO PARLAMENTO JOVEM 2010


A Escola Figueiredo Correia está em Festa, comemorando o resultado da seleção dos alunos que participarão do PJB 2010. Os alunos Átilla Negreiros Maia, Samuel Lauro Moraes e Roseane Aires Queiroz de Andrade, todos da nossa Escola, tiveram seus projetos selecionados e representarão o Ceará na Sétima Sessão do Parlamento Jovem, que acontecerá em Brasília. "O tema do Parlamento Jovem Brasileiro 2010 é o "Jovem e o Mercado de Trabalho". Em uma análise rápida, pode-se notar que a educação é a maior preocupação entre os "jovens parlamentares". Nada mais justo, já que uma coisa depende diretamente da outra". Parabéns aos nossos alunos, aos esforços dos gestores em conduzir da melhor forma possível o processo e a Camara dos Deputados por proporcionar uma experiência democrática para lá de importante para os jovens brasileiros. Acima click na figura e participem da nossa emoção ao ver o resultado que consagra mais uma vez uma Escola que Educa com Responsabilidade e a abaixo veja a matéria na integra da Camara dos Deputados sobre a escolha dos projetos do PJB 2010.

Sai resultado da seleção para o PJB 2010

De centenas de projetos, 77 foram selecionados e trarão

jovens de todo o Brasil para a sétima edição do evento


Educação, trabalho, meio-ambiente, assistência aos portadores de necessidades especiais. Todas essas palavras, somadas a dezenas de outras, em conjunto, podem ter uma só tradução: cidadania.

E é do aprimoramento da cidadania que se constituem os projetos que acabam de ser divulgados pela Câmara dos Deputados para participar do projeto Parlamento Jovem 2010. Ao todo, foram escolhidos 77 trabalhos oriundos de todos os estados e do Distrito Federal. "No geral, os projetos foram muito bons. Dessa vez, sentimos melhora no que diz respeito à técnica legislativa, ou seja, ao aprendizado de como se elaboram as leis. Entre os critérios avaliados, levamos em consideração o mérito, no qual se enquadram a oportunidade, a originalidade e a necessidade da proposta", analisa Stefânia Serzanink - Coordenadora dos Trabalhos Legislativos.

Da instituição da obrigatoriedade de as empresas de banda larga oferecerem sinal de acesso à internet gratuito para usuários de baixa renda, ao desconto de 50% na compra de livros não didáticos por alunos de escolas públicas; Da criação da disciplina de teatro nas escolas; à promoção do primeiro emprego por meio de programas do Governo Federal. Em suma, os projetos versam sobre a preocupação dos jovens, pelos jovens e para os jovens. Não por coincidência, o enunciado se confunde com a própria noção de democracia que aprendemos desde os primeiros bancos escolares.

O tema do Parlamento Jovem Brasileiro 2010 é o "Jovem e o Mercado de Trabalho". Em uma análise rápida, pode-se notar que a educação é a maior preocupação entre os "jovens parlamentares". Nada mais justo, já que uma coisa depende diretamente da outra.


A ampla representação – assim como na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, todos os estados e populações terão seus delegados – é também o reflexo do esforço da comissão organizadora do projeto e dos parceiros envolvidos para assegurar que o Parlamento Jovem Brasileiro seja, assim como nas edições anteriores, o espelho mais fiel possível da realidade de um parlamento. "É possível que esses projetos venham a ser apreciados na Câmara algum dia. Havendo aprovação do projeto no Plenário do Parlamento Jovem, ele é encaminhado para a Comissão de Legislação Participativa da Câmara", conta Stefania.

Este ano, o PJB acontece de 22 a 26 de novembro. Todos os autores dos projetos contemplados pela seleção, participarão como parlamentares jovens da edição 2010.

Um comentário :

Eliana disse...

Meus parabéns aos alunos Àtilla, Rosiane e Samuel pela conquista.