sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA É DESTAQUE NO JORNAL O POVO



A Escola Figueiredo Correia foi notícia no Jornal O Povo do dia 23/10/10 com o Título Cearenses Selecionados em Eventos Nacionais. É uma grande honra para esta comunidade ver os nomes dos seus estudantes em destaque em um dos mais importantes meios de comunicação do nosso estado e uma satisfação ver reconhecido o Trabalho sério e responsável que está comunidade vem realizando ao longo dos últimos anos; não é por acaso que o lema da nossa Escola é Educando com Responsabilidade. Click nas imagens acima, veja a matéria citada e compartilhe da nossa satisfação ou entre no site do Jornal o Povo On line:

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PENÚLTIMO SIMULADO DO ENEM NA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA



A Escola Figueiredo Correia realizou no dia 28/10/10 o penúltimo simulado do Exame Nacional do Ensino Médio; agora foi contemplada a Área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias com provas de Língua Portuguesa, Espanhol e Redação. O Tema da Redação deu ênfase as comunidades urbanas em meio a violência das grandes metrópoles. Tivemos uma boa participação dos alunos da sede e da Extensão de Ensino e temos tentado contribuir para que nossos educandos possam ter sucesso no Exame deste ano. Antes já tínhamos realizado simulados nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e acompanhado o trabalho com os fascículos O Povo no Enem. Informamos aos alunos que está previsto para o dia 03/11/10, três dias antes do Enem 2010, mais um simulado contemplando a disciplina de matemática.

AULA INAUGURAL DO PROJETO E-JOVEM DA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA

AQUELES QUE CONQUISTARAM O DIREITO DE PARTICIPAR DE UM GRANDE PROJETO

AULA INAUGURAL: INFORMAÇÕES IMPORTANTES REFERENTE AO
PROJETO E-JOVEM
A MONITORA CRISLENE BEZERRA LIMA NA AULA INAUGURAL COM A TURMA DO
E-JOVEM FIGUEIREDO CORREIA
ASSINATURA DO TEMO DE COMPROMISSO COM O PROJETO

"O e-Jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Educação. O projeto oferece formação complementar em Tecnologias da Informação e Comunicação, possibilitando a inserção e qualificação da população jovem do Ceará no mundo do trabalho na perspectiva de geração de emprego e renda, enfatizando o protagonismo juvenil.

Para tal, propõe uma formação complementar de jovens egressos e concluintes do ensino médio regular das escolas públicas do Estado do Ceará nas disciplinas de português, matemática, inglês, informática, raciocínio lógico e da prática do empreendedorismo social.

Dessa forma, a concepção pedagógica do projeto foi desenvolvida em dois módulos, sendo o módulo I com ênfase na inclusão digital e o II na Informática avançada.

Os Princípios Básicos

  • Formação Continuada;
  • Protagonismo e Empreendedorismo Juvenil;
  • Atitude Empresarial com Responsabilidade Social;
  • Impacto Social;
  • Qualificação Profissional.

Objetivos

Aconteceu no dia 28/10/10 a Aula Inaugural do Projeto E-Jovem da Escola Figueiredo Correia; antes a diretora da nossa Escola, professora Norma Holanda, fez questão de entrevistar cada um dos vinte selecionados no processo, no sentido de ouvir dos participantes o compromisso com relação a esta grande iniciativa do Governo do Estado em oferecer mais formação aos nossos jovens. Na aula inaugural contamos com a execução dos hinos do Estado do Ceará e da Escola Figueiredo Correia, exibição de slides de motivação/reflexão, exposição do projeto pelo professor João Batista e a Monitora Crislene Bezerra, a assinatura do Termo de Compromisso com o Projeto E-Jovem e o acesso de todos os participantes ao ambiente E-Jovem no LEI da nossa Escola. Acima um pouco do Projeto e as fotos dessa importante conquista para os jovens de Iracema e abaixo a relação daqueles que conquistaram o direito de fazer parte desse importante projeto, que objetiva entre outras coisas capacitar mais os jovens para o ingresso no mercado de trabalho:


MOMENTO CIDADÃO NA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA



quarta-feira, 27 de outubro de 2010

NO FIGUEIREDO TIVEMOS CAMPANHA SOLIDÁRIA: DIA MUNDIAL DE ALIMENTAÇÃO

"Em todo o mundo, cerca de 800 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar. Isso significa que elas não têm acesso à alimentação saudável, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. No Dia Mundial da Alimentação, celebrado todo dia 16 de outubro, mais de 180 países organizam atividades e se mobilizam a fim de reduzir a fome. A data é comemorada há 27 anos e lembra a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Em 2007, o tema proposto para a comemoração será O direito à alimentação. Fome Zero
No Brasil, milhares de famílias têm motivo especial para celebrar a data. Elas são beneficiárias dos programas inseridos no Fome Zero. A estratégia, impulsionada pelo governo federal, assegura o direito humano à alimentação às pessoas que precisam. Por meio de vários ministérios, como o do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o governo articula políticas sociais com estados, municípios e sociedade civil."


A Escola Figueiredo Correia não ficou fora dessa discussão e alunos, gestores e professores implementaram durante o mês de outubro muitos debates e produção de materiais que enfatizavam a questão da Segurança Alimentar. Também foram desenvolvidas ações tais como recolhimento de alimentos não perecíveis junto a comunidade escolar, entrega de cestas básicas a famílias carentes da comunidade local, previamente identificadas, e ainda produção de cartazes, textos, paródias e cordéis. A culminância destes debates aconteceram no momento cidadão do dia 27/10/10.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA NA COLÔMBIA








Colômbia: o Risco é você querer ficar!
"Pouco se divulga, mas a Colômbia detém um dos mais interessantes conjuntos arqueológicos da América do Sul, que incluem cidades antigas e monumentais monumentos erigidos em pedra por civilizações milenares. Foi também na Colômbia que se originou o mito do “el dorado”, que partiu de um costume das antigas civilizações que habitavam a região em lançar tesouros no lago Guatavita em homenagem aos deuses. Entre o belo litoral colombiano, há tranqüilas praias banhadas pelo Mar do Caribe, onde se encontra Cartagena, misto de beleza natural e impecável arquitetura colonial espanhola."

Foi nesse belo país que o Projeto Palavra Jovem e a Escola Figueiredo Correia estiveram presentes entre os dias 16 e 19 de outubro participando do XI ENCUENTRO NACIONAL Y V INTERNACIONAL DE SEMILLEROS DE INVESTIGACION da Colômbia promovido pela Fundação RedColsi. Muitas foram as experiências adquiridas por participarmos de uma cultura muito rica e extremamente sedutora. A língua espanhola é um atrativo a parte e todo o país é um encanto, fazendo com que nossos alunos desejassem compreender mais desse nosso "irmão latino americano". Muitos avaliadores ficaram fascinados com o projeto e valorizados com a participação do Brasil nesse importante evento para esta nação. Fomos inclusive convidados para participar de um evento Internacional que acontecerá em 2011 na Vezenuela. Agora é só nos prepararmos mais ainda, inclusive no que se refere ao domínio da língua, para avançarmos mais ainda e viajarmos levando para toda América Latina Educação nas Ondas dos Rádio. Não poderíamos deixar de agradecer ao Governo do Estado do Ceará, a professora Izola Cela, Secretária de Educação, e Professora Elizabete Araújo, nossa Coordenadora da 11ª Crede, por ter proporcionado a membros dessa comunidade escolar esse importante momento de aprendizagem e intercâmbio cultural. Click nas fotos acima e compartilhe da nossa emoção. Você também pode ver todas as fotos no orkut da Escola; é só adicionarmos como amigos: e-mail: escolafigueiredocorreia@hotmail.com

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA REPRESENTARÁ O CEARÁ NO PARLAMENTO JOVEM 2010


A Escola Figueiredo Correia está em Festa, comemorando o resultado da seleção dos alunos que participarão do PJB 2010. Os alunos Átilla Negreiros Maia, Samuel Lauro Moraes e Roseane Aires Queiroz de Andrade, todos da nossa Escola, tiveram seus projetos selecionados e representarão o Ceará na Sétima Sessão do Parlamento Jovem, que acontecerá em Brasília. "O tema do Parlamento Jovem Brasileiro 2010 é o "Jovem e o Mercado de Trabalho". Em uma análise rápida, pode-se notar que a educação é a maior preocupação entre os "jovens parlamentares". Nada mais justo, já que uma coisa depende diretamente da outra". Parabéns aos nossos alunos, aos esforços dos gestores em conduzir da melhor forma possível o processo e a Camara dos Deputados por proporcionar uma experiência democrática para lá de importante para os jovens brasileiros. Acima click na figura e participem da nossa emoção ao ver o resultado que consagra mais uma vez uma Escola que Educa com Responsabilidade e a abaixo veja a matéria na integra da Camara dos Deputados sobre a escolha dos projetos do PJB 2010.

Sai resultado da seleção para o PJB 2010

De centenas de projetos, 77 foram selecionados e trarão

jovens de todo o Brasil para a sétima edição do evento


Educação, trabalho, meio-ambiente, assistência aos portadores de necessidades especiais. Todas essas palavras, somadas a dezenas de outras, em conjunto, podem ter uma só tradução: cidadania.

E é do aprimoramento da cidadania que se constituem os projetos que acabam de ser divulgados pela Câmara dos Deputados para participar do projeto Parlamento Jovem 2010. Ao todo, foram escolhidos 77 trabalhos oriundos de todos os estados e do Distrito Federal. "No geral, os projetos foram muito bons. Dessa vez, sentimos melhora no que diz respeito à técnica legislativa, ou seja, ao aprendizado de como se elaboram as leis. Entre os critérios avaliados, levamos em consideração o mérito, no qual se enquadram a oportunidade, a originalidade e a necessidade da proposta", analisa Stefânia Serzanink - Coordenadora dos Trabalhos Legislativos.

Da instituição da obrigatoriedade de as empresas de banda larga oferecerem sinal de acesso à internet gratuito para usuários de baixa renda, ao desconto de 50% na compra de livros não didáticos por alunos de escolas públicas; Da criação da disciplina de teatro nas escolas; à promoção do primeiro emprego por meio de programas do Governo Federal. Em suma, os projetos versam sobre a preocupação dos jovens, pelos jovens e para os jovens. Não por coincidência, o enunciado se confunde com a própria noção de democracia que aprendemos desde os primeiros bancos escolares.

O tema do Parlamento Jovem Brasileiro 2010 é o "Jovem e o Mercado de Trabalho". Em uma análise rápida, pode-se notar que a educação é a maior preocupação entre os "jovens parlamentares". Nada mais justo, já que uma coisa depende diretamente da outra.


A ampla representação – assim como na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, todos os estados e populações terão seus delegados – é também o reflexo do esforço da comissão organizadora do projeto e dos parceiros envolvidos para assegurar que o Parlamento Jovem Brasileiro seja, assim como nas edições anteriores, o espelho mais fiel possível da realidade de um parlamento. "É possível que esses projetos venham a ser apreciados na Câmara algum dia. Havendo aprovação do projeto no Plenário do Parlamento Jovem, ele é encaminhado para a Comissão de Legislação Participativa da Câmara", conta Stefania.

Este ano, o PJB acontece de 22 a 26 de novembro. Todos os autores dos projetos contemplados pela seleção, participarão como parlamentares jovens da edição 2010.