sexta-feira, 26 de outubro de 2012

AULAS DINÂMICAS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: APRENDEMOS MAIS QUANDO VIVENCIAMOS NA PRÁTICA O PROCESSO









Imagina estar com sua roupa branquinha e limpinha e alguém entornar um líquido vermelho nela, a idéia de que aquilo vai manchar e que você nunca mais poderá usar aquela roupa será instantânea. Passados alguns segundos o líquido simplesmente evapora sem deixar resíduo algum, e a sensação de intriga e curiosidade se sobrepõe ao nervosismo.
Isso é possível, e o nome desta substância é sangue do diabo.
Explicação científica:
O produto é na verdade uma base, o hidróxido de amônio. Esta substância é instável e se decompõe rapidamente em amônia e água, a amônia por sua vez é um gás na temperatura ambiente e evapora muito rapidamente.
A substância presente na roupa da pessoa então é agua pura, que é neutro, o sinalizador então, que no nosso caso será a fenolftaleína, fica incolor e a roupa volta ao estado normal sem deixar nenhum vestígio.
Modo de preparo:
ingredientes:
* amoníaco (compra na farmácia e é baratim)
* fenolftaleína (laboratórios de análises clínicas você encontra)
atenção: A fenolftaleína não é ingrediente de comprimidos de lacto-purga e outros similares, a composição química desses mudou uma vez que foi proibida a venda desses comprimidos com indicadores de fenolftaleína.
* álcool líquido (álcool comum usado na limpeza doméstica)
* água
Misture 20ml de fenolftaleína com 50ml de álcool, esta é a substância indicadora, fica avermelhada em meio básico e neutra em meio neutro ou ácido.
Coloque agora num segundo reservatório 150ml de água e 80ml de amoníaco.
Vá misturando calmamente a substância indicadora no segundo reservatório observando a mudança de cor, escolha o tom vermelho desejado e está pronto o sangue do diabo.
Coloque num pulverizador e brinque jogando o líquido na roupa, nunca próximo ao rosto.
Vale lembrar que em todo o processo de preparo, as substâncias não podem ser cheiradas, evite o contato com os olhos.


Nenhum comentário :