segunda-feira, 29 de outubro de 2012

VEJA DICAS VALIOSAS PARA O ENEM 2012


dicas.enem.200Todo “exame” é chato, é ou não é?
Exame de sangue (a agulha), de urina (a coleta); Exame dos olhos (o colírio), de dentes (aquele sonzinho da broca... argh!).
O que dizer, então, de um Exame que mexe com todo nosso corpo? “– Ai meu Deus. Ai meu Deus. Aaaai meu Deeeus!!!”.
Nada de apavorar-se!
Pelo contrário: Agora, é só revisar alguns pontos, elaborados por professores do Sindicato APEOC e do Grupo Clio (dentro do projeto “Entrar na Universidade para Mudar a Sociedade”), que, com certeza, irão proporcionar tranqüilidade e segurança no momento das provas (sábado, dia 03/11/2012, 4h30 de prova; e domingo, dia 04/11/2012, 5h30 de prova).
Vamos a estes pontos (divididos em ANTES, DURANTE e DEPOIS)?

HORÁRIO DE VERÃO (antes)

enem.hora
O ENEM, como um Exame nacional, respeita o “horário de Brasília” para início e término das provas. Portanto, não vacile! O horário estipulado para início do ENEM, em Fortaleza, que não adota o Horário de Verão, estará adiantado em 1h!



SONO (antes, nunca durante)

enem.sono
Você não poderá recuperar uma noite mal dormida durante a realização das provas! Cochilar, ou mesmo dormir, durante as provas faz com que você perca tempo e agilidade nas respostas a cada uma das questões do ENEM. Portanto, avalie bem suas prioridades: o ENEM acontece apenas uma vez ao ano (talvez duas vezes a partir de 2013), e eventos comemorativos (aniversários, festas variadas, seu artista preferido em Fortaleza justo na sexta que antecede o ENEM!) podem acontecer várias vezes ao ano. E a festa ficará mais cheia de animação se você também puder comemorar seu sucesso frente ao ENEM, é ou não é?


REMÉDIOS: de “laboratório” ou “caseiros”? (antes e durante)

enem.generico
Muita gente pensa que uma simples aspirina ou um analgésico qualquer não fará diferença alguma se tomado antes ou durante o Exame. Terrível engano! Cada medicamento age de maneira diferente em cada organismo. O que para uma pessoa não faz qualquer efeito ou produz um pequeno efeito, para outra pessoa pode provocar efeitos devastadores como falta de atenção, sonolência e até mesmo desmaios! Portanto, só tome um medicamento (antes ou durante a realização do ENEM) se você tem absoluta certeza de que este medicamento não irá prejudicar sua performance no Exame.

PARA MENINAS (ciclo menstrual; antes e durante) e TAMBÉM PARA MENINOS (cólicas; antes e durante)

enem.alunos
As “meninas” que, no dia das provas, estiverem com seu ciclo em plena atividade precisarão, antes, se perguntar se este momento não irá lhes proporcionar dor (cólicas “menstruais”) ou qualquer tipo de incômodo (higienização das partes íntimas). E saibam os “meninos” que eles não estão livres de dores provocadas por “cólicas”, sobretudo as estomacais! A diferença entre meninas e meninos é que as meninas tem uma relativa certeza dos dias em que estarão “no ciclo”, o que dá a elas uma possibilidade maior de se prevenirem; já os meninos, não: Estes precisarão se prevenir quanto a alimentos e bebidas ingeridos momentos antes ou mesmo durante a realização do ENEM – cólicas estomacais em meninos são mais freqüentes do que nós imaginamos: e VOCÊ já imaginou: fazer prova sentindo dor intensa? Não é bem melhor se prevenir.

ALIMENTAÇÃO & BEBIDA (antes e durante)

enem.frutas
Nada de comidas “pesadas” (panelada, feijoada; mão de vaca etc.) antes de ir para o ENEM. Tenha uma dieta (alimentação) balanceada, e saudável, antes e mesmo durante o ENEM. Sugerimos frutas (uva, maçã, melão, laranja, kiwi, abacaxi etc, devidamente acondicionados), algum sanduíche (pão integral) com carne branca (frango, peru, chester etc.), e água, muita água! Lembre-se que você ficará em uma sala pelo menos 2 horas a cada dia (tempo mínimo para entrega do Caderno de Questões do ENEM), e o cérebro precisará de água para “resfriar”. Outros complementos muito ingeridos nestes momentos são as “barras de cereais” e as “bebidas isotônicas” ou “repositores hidrolíticos” (gatorade, night power etc.; que os atletas usam em exercícios mais prolongados e intensos). Mas atenção! Só ingira estes alimentos e estas bebidas se VOCÊ tiver absoluta certeza de que elas não irão prejudicá-lo em nada quando da realização do ENEM!

TRANSPORTE: Público ou particular? (antes e depois)

enem.onibus
As provas do ENEM ocorrem aos finais de semana. E, em todo o Brasil, não apenas em Fortaleza (CE), há uma diminuição na quantidade do transporte público – sobretudo aos domingos (dia da 2ª prova do ENEM/2012, que contem a “redação”)! Portanto, se você vai usar transporte “público” no dia das provas do ENEM previna-se, indo, antes, ao seu local de prova, tanto para conhecer o seu local de prova como para marcar o tempo que você gastou no deslocamento durante um dia da semana, e saber que este tempo gasto poderá ser o dobro aos finais de semana (sobretudo em um dia de domingo!). E se o transporte for “particular”? Faça o mesmo trajeto, lembrando-se que muita gente também estará usando transporte próprio para fazer o ENEM – o que poderá provocar congestionamentos, e o consequente atraso no seu percurso de ida ao ENEM! E VOCÊ já sabe: Atrasou, não entrou!

FISCAIS (antes e durante)

enem.alunos.estudando
Todos os fiscais são treinados para tornar o seu momento de prova o mais confortável possível! Assim, quando for entrar na sala em que você irá se sentar para fazer o ENEM, estabeleça com os fiscais uma relação de empatia, ou seja, saber que os fiscais estão ali – muitos deles já passaram pelos mesmos momentos (expectativa, angústia etc.) que, agora, você passa – para ajudar no que for necessário, desde que respeitada a legalidade do Exame.

PROFESSORES CORRETORES (A “Redação do ENEM”, antes, durante e depois)

enem.estudando
Todos tem reconhecida experiência na correção de textos, e todos invariavelmente ainda ministram aulas em universidade, cursinhos, escolas públicas ou particulares do Brasil. A diferença é que no ENEM todos os professores que irão corrigir as redações, os denominados professores corretores, são orientados, através de treinamento especializado realizado pelo próprio Ministério da Educação (MEC), via instituto que realiza o ENEM, o INEP, a realizarem uma correção inclusiva. E o que é isso? Diferente dos demais “concursos” realizados pelo Brasil afora, como o temido “vestibular”, os professores corretores das redações do ENEM são orientados a buscar o que há de melhor em cada redação. No ENEM, se vai atrás do que há de melhor em cada redação; nos demais concursos públicos, é o contrário: cada “errinho” tira ponto do candidato.

Agora é só seguir estas “dicas”, acrescentar alguma outra decorrente de sua experiência como estudante/cidadão, e se sentir ainda mais tranqüilo e confiante nos momentos da prova do ENEM.
VOCÊ, não duvide, é capaz!

Nenhum comentário :