segunda-feira, 1 de outubro de 2012

CONHEÇA O PERFIL DOS VENCEDORES DO CÂMARA MIRIM 2012


Mayara Ferreira Bezerra


Mayara, vencedora do Câmara Mirim 2012Idade: 14 anos
Cidade: Iracema (CE)
Escola: Escola Deputado Joaquim de Figueiredo Correia
Série: 9º ano

O que mais gosta de fazer nas horas livres?Assistir televisão, ficar no computador e ler.

Como ficou sabendo do projeto Câmara Mirim?Na escola, porque aqui se fala muito em Projeto de Lei e vários colegas meus já foram deputados.

Como foi discutida a elaboração do Projeto de Lei em sala de aula?Os professores explicaram como era o Câmara Mirim, o que é um Projeto de Lei, a importância de participar e aprendemos a escrever uma lei para melhorar a vida das pessoas. Depois, nós conhecemos a página do Plenarinho e vimos o Câmara Mirim. Eu tive a ideia de ajudar as crianças desaparecidas e criei o meu projeto.

No que se inspirou para elaborar seu Projeto de Lei?Eu vi na televisão que muitas crianças desapareciam em viagens ou no seu próprio dia-a-dia. Eu pensei em criar um projeto que tentasse acabar com isso, ou pelo menos diminuir o desaparecimento das crianças. O Câmara Mirim nos deu essa oportunidade.

Qual a expectativa para o dia da apresentação do seu Projeto?É muito boa. Espero que eu consiga me expressar bem e passar para os outros a importância desse projeto para contribuir com a vida de pessoas que sofrem com seus filhos desaparecidos. Acredito que vai ser um dia muito especial na minha vida.

Na sua opinião, qual a importância do trabalho de um deputado?É um trabalho muito importante, pois são eles que criam nossas leis para ajudar a sociedade a melhorar.

Clique aqui para ler o Projeto de Lei da Mayara.


Ana Carolinne da Silva


Idade: 13 anosAna Carolinne, vencedora do Câmara Mirim 2012
Cidade: Guaraí (TO)
Escola: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Série: 8º ano

O que mais gosta de fazer nas horas livres?Eu gosto de estudar, participar das redes sociais e me atualizar. Ouvir música sertaneja, samba e funk. Adoro vôlei, pizza e cinema.

Como ficou sabendo do projeto Câmara Mirim?Meu professor de geografia me convidou para participar do concurso.

Como foi discutida a elaboração do Projeto de Lei em sala de aula?O professor explicou o que era o projeto e as regras. Em seguida, deu exemplos de Projetos de Lei e pediu para os alunos elaborarem sua proposta. No dia seguinte, nos reunimos e cada um falou sobre seu Projeto de Lei: os alunos debateram sobre as propostas e o professor anotou as ideias. No final, foram formuladas quatro propostas, entre elas estava a minha.

No que se inspirou para elaborar seu Projeto de Lei?A ausência dos pais nas reuniões de conselho de classe e na entrega dos boletins. Os próprios alunos reclamam que os pais não podem comparecer por causa do trabalho.

Qual sua expectativa para o dia da apresentação de seu Projeto?Estou ansiosa para chegar o momento e vivenciar essa experiência. Estou nervosa, mas não vejo a hora de ir para a capital do país porque gosto de desafios.

Na sua opinião, qual a importância do trabalho de um deputado?Através das leis, eles podem ajudar a sociedade a se desenvolver e ter seus direitos garantidos.

Clique aqui para ler o Projeto de Lei da Ana Carolinne.

Gabriel Garcia Gomes Salles Teixeira


Idade: 13 anosGabriel, vencedor do Câmara Mirim 2012
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Escola: Bernoulli
Série: 7º ano

O que mais gosta de fazer nas horas livres?Nas horas livres gosto de praticar esportes, jogar vídeo game, andar de moto, de buggy e utilizar o computador.
Como ficou sabendo do projeto Câmara Mirim?Fiquei conhecendo o projeto no ano de 2011. Na ocasião minha professora falou sobre o Câmara Mirim, inclusive meu projeto foi enviado pela escola, mas não fui classificado.

Como foi discutida a elaboração do Projeto de Lei em sala de aula?Erika, minha professora de ética conversou sobre o projeto em sala de aula. Ela deu exemplos de projetos que ela considerava bons e ruins, passou um roteiro e pediu que cada um elaborasse seu projeto.

No que se inspirou para elaborar seu Projeto de Lei?Inspirei-me no fato de sempre ouvir comentários que legumes, frutas e verduras são alimentos saudáveis e fazem bem à saúde. Porém os mais baratos e acessíveis à maioria da população recebem agrotóxico e adubos tóxicos. Como esses alimentos podem fazer bem à saúde?

Qual a expectativa para o dia da apresentação de seu Projeto?Estou ansioso, não esperava ficar entre os primeiros colocados. Tenho curiosidade em conhecer a Câmara dos Deputados, quero também defender meu projeto, pois acredito que ele será muito útil à população.

Na sua opinião, qual a importância do trabalho de um deputado?Em minha opinião, o deputado é importante porque cria as leis. Ele precisa ser sério, honesto, competente e empenhado em melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Na verdade, ele é o representante do povo na Câmara.

Clique aqui para ler o Projeto de Lei do Gabriel.

http://www.plenarinho.gov.br/camara/Reportagens_publicadas/conheca-mais-os-tres-vencedores-do-camara-mirim-2012

Nenhum comentário :